UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/09/2009 - 22h24

ACCION nomeia Michael Schlein como novo presidente e CEO

BOSTON, 10 de Setembro /PRNewswire/ -- A ACCION International, líder mundial e pioneira em microfinanças, anunciou hoje a nomeação de Michael Schlein como seu novo presidente e CEO. Schlein, presidente da Gerência de Franquias Internacionais do Citigroup, irá substituir Maria Otero, recentemente nomeada Subsecretária de Estado para Assuntos Democráticos e Globais dos EUA.

O Sr. Schlein traz 25 anos de vasta experiência em bancos internacionais, gerenciamento e serviços públicos   ACCION, cuja missão é ajudar a aliviar a pobreza mundial oferecendo microempréstimos, serviços financeiros e treinamento comercial aos empreendedores desavantajados do mundo. A ACCION trabalha atualmente com instituições parceiras de microfinanças em 23 países, e ajudou, no ano passado, a alcançar mais de 3,7 milhões de clientes desavantajados com pequenos empréstimos de capital de giro, contas de poupança e outros produtos financeiros.

Como presidente da unidade de Gerenciamento de Franquias Internacionais do Citigroup, o Sr. Schlein ajudou a gerenciar a rede de 100 executivos de país do banco, responsáveis pelo desempenho, relações normativas, governança e risco reputacional em seus respectivos países. Em funções anteriores, o Sr. Schlein supervisionou os departamentos de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos Globais do Citi. Membro do Comitê Operacional do Citigroup, ele também atuou como diretor executivo do Comitê de Práticas de Negócios do Citi, e como diretor do Citibank, N.A., do banco polonês Handlowy e do Citibank Korea, Inc.

Anteriormente  s suas funções executivas no Citi, o Sr. Schlein serviu como Chefe de Gabinete da U.S. Securities and Exchange Comission, bem como Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito da cidade de Nova York para Desenvolvimento Financeiro e Econômico. Ele iniciou sua carreira em bancos de investimentos financeiros públicos no Smith Barney. O Sr. Schlein tem atuado na área de microfinanças há anos por intermédio do Citi e da ACCION. Ele desempenhou uma função de liderança na Fundação Citi, que tem um longo histórico de financiamento de iniciativas microfinanceiras; também fez parte da diretoria e, mais recentemente, do Comitê Executivo da ACCION International. O Sr. Michael Schlein também integra a diretoria das organizações sem fins lucrativos Wildcat Service Corporation e New York Cares. É membro corporativo do Conselho de Relações Exteriores e atua no Conselho Comercial da Asia Society. O Sr. Schlein possui um bacharelado em economia e tem mestrado em ciência política pelo Massachusetts Institute of Technology, onde se graduou Phi Beta Kappa em 1984.

"A ACCION tem muita sorte por Michael estar assumindo essa função", disse Diana Taylor, membro da diretoria da ACCION. "Ele não só traz a profundidade e amplitude de seus conhecimentos financeiros e administrativos, que serão fundamentais para a nossa expansão global, como também tem um amplo conhecimento da organização".

"Estou honrado por fazer parte da ACCION como presidente e CEO neste momento emocionante", disse o Sr. Schlein. "Há tempos a ACCION tem sido líder e inovadora no esforço global para amenizar a pobreza por meio das microfinanças e em muitas iniciativas pioneiras. Estou muito orgulhoso por ter a oportunidade de ajudar a ampliar essa tradição, já que a ACCION continua a expandir o seu trabalho para além de suas raízes na América Latina, ajudando os desavantajados da África, Índia e China. Mais do que nunca, hoje temos melhores oportunidades para combater a pobreza global, e eu estou ansioso para ajudar a ACCION a manter e ampliar sua liderança nesse esforço crucial".

"Tem sido um privilégio trabalhar no comitê de pesquisas, e estendemos os nossos profundos agradecimentos   empresa de recrutamento pelo seu trabalho dedicado", disse Catherine Quense, presidente e CEO em exercício da ACCION, que permanecerá na equipe de administração sênior da organização após a chegada do Sr. Schlein. "Spencer Stuart fez uma pesquisa global e contatou mais de 150 candidatos, e Michael foi selecionado entre finalistas muito capacitados", ela adiciona. Sobre a ACCION A ACCION International é uma organização privada e sem fins lucrativos cuja missão é oferecer  s pessoas as ferramentas financeiras de que necessitam - empréstimos para microempresas, treinamentos de negócios e outros serviços financeiros - para que possam escapar da pobreza. Pioneira mundial em microfinanças, a ACCION foi fundada em 1961 e concedeu o seu primeiro microempréstimo em 1973 no Brasil. As instituições parceiras de microfinanças da ACCION International fornecem hoje empréstimos tão baixos como US$50 a empreendedores pobres de 23 países na América Latina, Ásia e África e nos Estados Unidos. Só na última década, os parceiros da ACCION concederam mais de 28,5 milhões de empréstimos, totalizando US$23,4 bilhões; 97 por cento dos empréstimos foram pagos.

ACCION(R) é marca comercial registrada da ACCION International.

FONTE ACCION International 10/09/2009 CONTATO: Bruce J. MacDonald, SVP, Comunicações da ACCION International, Tel. 617-616-1546, bmacdonald@accion.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host