UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/09/2009 - 07h01

Mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da Doença de Alzheimer e Demência, de acordo com novo relatório

NOVA YORK, 21 de setembro /PRNewswire/ -- Mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerão de demência em 2010, de acordo com o Relatório Mundial da Doença de Alzheimer de 2009 (2009 World Alzheimer's Report) da Alzheimer's Disease International (ADI). O novo relatório foi divulgado em 21 de setembro, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Isto significa um aumento de 10 por cento sobre a prevalência global anterior da demência, reportada em 2005 no The Lancet. Conforme o novo relatório, a prevalência da demência irá quase que dobrar a cada 20 anos, para 65,7 milhões em 2030 e 115,4 milhões em 2050.

Conforme os pesquisadores, os aumentos na prevalência global da demência foram causados principalmente por novos dados de países com rendas baixas e médias. As estimativas são mais altas para três das regiões - Europa Ocidental (7,29% vs. 5,92%), Sul da Ásia (5,65% vs. 3,40%) e América Latina (8,50% vs. 7,25%); na Ásia Oriental as estimativas são menores (4,98% vs. 6,46%) e na América do Norte são efetivamente idênticas.

Os pesquisadores descobriram que 57,7% das pessoas com demência em 2010 moram em países de renda baixa ou média, aumentando para 70,5% até 2050. Adicionalmente, aumentos proporcionais, durante os próximos 20 anos, no número de pessoas com demência serão mais acentuados em países de renda baixa e média quando comparado com países de alta renda.

"A informação contida no Relatório Mundial da Doença de Alzheimer de 2009 torna claro que a crise da demência e da doença de Alzheimer não pode ser ignorada", disse Marc Wortmann, Diretor-Executivo da ADI. "Se não for controlada, a doença de Alzheimer irá impor uma carga enorme aos indivíduos, famílias, infraestruturas de assistência médica e   economia global".

"Há esperanças com a ação tomada através da melhoria e financiamento dos cuidados e serviços relacionados com a demência e do investimento em pesquisas", disse Wortmann. "A Austrália, França, Coréia e o Reino Unido desenvolveram planos nacionais de ação para a doença de Alzheimer e diversos outros planos estão atualmente sendo desenvolvidos. Encorajamos fortemente outros países a seguirem seu exemplo e fazerem da doença de Alzheimer uma prioridade. O impacto emocional e financeiro da demência O Capítulo 2 do relatório se concentra no impacto da demência. A demência tem impacto físico, psicológico e econômico não somente na pessoa com a doença, mas também nos cuidadores, na família e amigos da pessoa, no(s) sistema(s) de assistência médica e na sociedade. Por exemplo, as estatísticas citadas no novo relatório sugerem que de 40 a 75% dos cuidadores têm doença psicológica significativa como resultado de seu trabalho e que de 15 a 32% sofrem de depressão.

O relatório também resume os desafios enfrentados pelos governos e sistemas de assistência médica em todo o mundo e oferece oito recomendações globais, baseadas nas descobertas do relatório.

O Relatório Mundial da Doença de Alzheimer de 2009 completo, incluindo a metodologia usada para prepará-lo, pode ser acessado no endereço: http://www.alz.co.uk/worldreport .

A demência é uma síndrome causada por doença cerebral e se caracteriza por uma deterioração progressiva e global das habilidades intelectuais, incluindo a memória, aprendizado, orientação, linguagem, compreensão e o julgamento. A doença de Alzheimer, em particular, é progressiva e fatal. Ela afeta principalmente pessoas mais velhas, especialmente aquelas maiores de 65 anos. Depois desta idade, a prevalência da demência duplica a cada cinco anos. A demência é uma das maiores causas de invalidez da velhice. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência; a demência vascular, a demência com corpos de Lewy e a demência frontotemporal são as outras causas mais comuns.

21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, quando as organizações aume ntam a conscientização sobre a doença. Para mais informações, visite o endereço: http://www.alz.co.uk/adi/wad/ .

A Alzheimer's Disease International é uma federação internacional formada por 71 associações para a doença de Alzheimer em todo o mundo. Cada membro é a associação nacional da doença de Alzheimer em seu país e dá apoio  s pessoas com demência e suas famílias. A missão da ADI é melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e de suas famílias em todo o mundo. Visite o endereço: http://www.alz.co.uk/adi/ .

FONTE Alzheimer's Association 21/09/2009 CONTATO: Alzheimer's Association, 1-312-335-4078, media@alz.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host