UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/09/2009 - 16h47

ot;

No comunicado de imprensa, "GSMA anuncia lançamento da especificação de serviço Release 2 para a Iniciativa Rich Communication Suite", emitido hoje, 21 de setembro, pela GSMA através da PR Newswire, a companhia nos informou que no quarto parágrafo, deve ler "Alex Sinclair, Executivo-Chefe de Tecnologia e Estratégia da GSMA" em lugar de "Michael O'Hara, Executivo-Chefe de Marketing da GSMA", e no sétimo parágrafo deve ler "acrescentou Sinclair" em lugar de "acrescentou O'Hara", conforme transmitido anteriormente. Segue uma versão completa e corrigida: GSMA anuncia lançamento da especificação de serviço Release 2 para a Iniciativa Rich Communication Suite - GSMA também lança o Concurso RCS DevChallenge para estimular a criação de futuros serviços baseados em RCS LONDRES, 21 de setembro /PRNewswire/ -- A GSMA, que representa os interesses da indústria de telefonia celular, anunciou hoje o lançamento do próximo conjunto de especificações de serviços, RCS Release 2, para a Iniciativa RCS (Rich Communication Suite - Conjunto de Comunicação Rica). A GSMA também lançou o RCS DevChallenge, um Concurso para desenvolvedores que irá estimular ideias novas e inovadoras para os futuros serviços baseados em RCS.

A Iniciativa RCS da GSMA fornece  s operadoras uma carteira rica em características para serviços interoperáveis de comunicação, as quais elas poderão oferecer aos seus clientes. Esta mais recente especificação inclui melhorias-chave para o principal conjunto de características incluídas no RCS Release 1, tais como aplicativo cliente de acesso e suporte   banda larga para um ambiente de múltiplos dispositivos.

Ter acesso de banda larga aos principais serviços RCS tais como compartilhamento multimídia de chamada recebida, mensagens conversacionais e gestão de contatos com compartilhamento de disponibilidade (presence-enhanced) significa que os usuários poderão acessar serviços e aplicativos tanto de terminais móveis quanto fixos, resultando em uma experiência contínua através tanto de aparelhos celulares quanto de PCs. O uso de terminais móveis e fixos durante o acesso aos serviços RCS, resultará no uso de múltiplos clientes e, mesmo assim, o telefone celular continuará sendo o principal dispositivo do cliente e irá proporcionar maior flexibilidade em como melhorar a experiência do usuário.

"Os usuários querem poder acessar e compartilhar conteúdo rico entre seus telefones celulares e seu PCs e o RCS Release 2 permitirá que as operadoras forneçam tudo isso através de uma variedade de novos aplicativos e serviços", disse Alex Sinclair, Executivo-Chefe de Tecnologia e Estratégia da GSMA. "Desenvolvida pelos esforços de colaboração entre companhias líderes na indústria da telefonia móvel, a Iniciativa RCS já está implementada na Coréia do Sul e em testes em operadoras de outras partes do mundo".

O número de operadoras e fabricantes de equipamentos que apoiam a Iniciativa RCS aumentou significativamente nos últimos seis meses, crescendo para 81 companhias participantes. As novas companhias participantes da Iniciativa RCS incluem a Belgacom, Hitachi, IBM, mobilkom da Áustria, Tele2 da Suécia e a Telecom New Zealand, entre outras. As organizações que trabalham juntamente com a GSMA e que colaboram como parte de sua Iniciativa RCS se concentram em impulsionar o desenvolvimento e a adoção deste padrão da indústria e do serviço de comunicações melhorado.

RCS DevChallenge A GSMA também lançou um novo Concurso para desenvolvedores de aplicativos cliente para telefones celulares e PCs, chamado RCS DevChallenge. O Concurso irá estimular os desenvolvedores inovadores a fornecerem o aplicativo RCS cliente mais utilizável e atrativo que poderá ser incorporado tanto em um telefone celular quanto ser usado em um PC, bem como demonstrar ideias novas e inovadoras para futuros serviços baseados em RCS.

"O RCS DevChallenge oferec e uma oportunidade única para os desenvolvedores de aparecerem diante dos principais executivos e tomadores de decisão de algumas das companhias líderes mundiais da indústria de telefonia celular", acrescentou Sinclair. "O fato de que todos os maiores fabricantes de aparelhos móveis são membros de nossa Iniciativa RCS e estarão de olho no Concurso é um bom sinal para os participantes".

O Concurso RCS DevChallenge terá desenvolvedores competindo em duas categorias: Melhor Aplicativo RCS Cliente (com sub-categorias separadas para telefones celulares e PCs) e Melhor Inovação RCS. O ganhador de cada categoria terá lugar de destaque durante a Apresentação do RCS DevChallenge no Congresso Mundial da GSMA, que será realizado em Barcelona em fevereiro de 2010. Além de uma placa comemorativa, o aplicativo cliente vencedor será também avaliado ativamente, para uso comercial, pelas operadoras de telefonia celular e pelos vendedores RCS participantes. O Concurso RCS DevChallenge da GSMA é patrocinado pela Alcatel-Lucent, Ericsson, Nokia Siemens Networks, Orange e pela Telefonica. Para mais informações e para inscrever-se, visite o endereço: http://www.rcsdevchallenge.com .

Para mais informações sobre a Iniciativa RCS da GSMA e sobre a especificação Release 2, visite o endereço: http://www.gsmworld.com/rcs .

Citações de Apoio RCS Release 2 "Acreditamos que o RCS se tornará o primeiro pacote de comunicação do mundo real que irá entrar instantaneamente no mercado global. O RCS vai além dos serviços tradicionais 3G de multimídia e combina, com sucesso, uma série de características empolgantes que os consumidores irão gostar de usar diariamente", disse o Dr. In-Kyung Kim, Vice-Presidente e Chefe do Laboratório de Desenvolvimento 4G da LG Electronics. "As opiniões dos consumidores recebidas no Congresso Mundial de Telefonia Móvel de 2009 sugeriram que o RCS da LG foi uma excelente implementação e descrevem corretamente como deveria ser a experiência dos usuários com o RCS. A LG está pronta para mergulhar na comercialização do RCS. Esperamos com ansiedade pelos planos de implementação das provedoras de serviços".

"A Iniciativa RCS da GSMA vem tendo um papel crítico no estímulo da evolução de serviços de comunicação globalmente interoperáveis e na prevenção da fragmentação dos principais serviços de telecomunicações. Acreditamos que isto irá enriquecer as maneiras pelas quais as pessoas podem se comunicar, usando seus aparelhos móveis e mantendo, ao mesmo tempo, o nível de interoperabilidade ao qual estamos atualmente acostumados com chamadas de voz e mensagens de texto", disse Timo Ali-Vehmas, Vice-Presidente de Compatibilidade e Colaboração da Indústria da Nokia. "Através da alavancagem do trabalho de padronização existente, a especificação RCS Release 2 irá ajudar no fornecimento de soluções mais ricas de comunicação aos clientes".

"Graças ao esforço colaborativo daqueles que fazem parte da Iniciativa RCS da GSMA, entregamos a especificação RCS Release 2, a qual proporcionará uma experiência de usuário mais rica e melhorada para os clientes", disse Aude Pichelin, Presidente da Iniciativa RCS da GSMA e Chefe da Padronização dos Serviços de Multimídia da Orange. "Depois dos testes RCS em andamento e com o recente lançamento dos primeiros serviços baseados em RCS, contamos com muitos outros testes e implementações comerciais nos próximos meses".

Ron Louks, Executivo-Chefe de Tecnologia da Sony Ericsson, comentou: "Como membro da Iniciativa RCS da GSMA, a Sony Ericsson valoriza o apoio e o incentivo da GSMA em relação ao RCS, incluindo a evolução da especificação Release 2 com as características de trabalho de troca de mensagens (interworking) de redes fixas. Para a Sony Ericsson este é um excelente passo para que as operadoras transformem os serviços de telecomunicações em serviços ricos de mídia". RCS DevChallenge "Como membro ativo da Iniciativa RCS da GSMA, a Alcatel-Lucent está ajudando as provedoras de serviços a alavancarem a especificação RCS Release 2 para atenderem com sucesso as demandas dos consumidores por uma nova geração de serviços contínuos e melhorados, que transcendem os aparelhos e os domínios da telefonia fixa e móvel na Internet", disse Gani Nayak, Presidente da Divisão de Mídia Interativa e Aplicativos de Comunicações da Alcatel-Lucent. "Estamos empolgados em patrocinar o RCS DevChallenge, que irá acelerar a introdução de aplicativos novos, diferenciados e personalizados que as provedoras de serviços poderão fornecer aos seus assinantes e assim melhorarem sua posição na cadeia de valor da Web 2.0".

"A Ericsson dá as boas-vindas ao lançamento da especificação RCS Release 2 que permite que as provedoras de serviços ofereçam uma experiência comum de comunicação em multimídia para telefones celulares e outros dispositivos conectados   banda larga", disse Magnus Furustam, Vice-Presidente da Área de Produtos-Chave (Product Area Core) e IMS da Ericsson. "Nossas atividades de RCS estão concentradas na execução de uma plataforma de comunicação completa e interoperável, para unificar os bilhões de assinantes de telecomunicações através de alguns padrões comuns. A natureza aberta e abrangente do RCS proporciona uma plataforma ideal para a inovação dos desenvolvedores e, portanto, estamos muito satisfeitos em patrocinar o RCS DevChallenge".

"A experiência do usuário final é crucial para que os consumidores adotem a comunicação de voz enriquecida pela multimídia. A facilidade de uso, a intuição e a experiência contínua do usuário, através de diferentes terminais fixos e móveis e a interoperabilidade de ponta a ponta irão ajudar uma rápida absorção do serviço e assegurar a longa fidelidade do consumidor. A Nokia Siemens Networks apoia o Concurso RCS DevChallenge da GSMA e seus objetivos para enfatizar os princípios-chave da utilização, design, adaptação e inovação para os clientes do RCS, numa época em que estamos prontos para fornecer soluções comerciais do RCS para operadoras de todo o mundo", disse Mechthild Behrens, Chefe de Gestão de Soluções, Voz e Multimídia da Próxima Geração da Nokia Siemens Networks.

Sobre a GSMA A GSMA representa os interesses da indústria mundial de telefonia celular. Abrangendo 219 países, a GSMA une mais de 750 operadoras de telefonia móvel de todo o mundo, bem como mais de 200 companhias no amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA se concentra na inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus associados, todas com o objetivo final de impulsionar o crescimento da indústria das comunicações móveis.

Para mais informações, visite o endereço: http://www.gsmworld.com .

FONTE GSMA 21/09/2009 CONTATO: GSMA, Daniel Lowther: +44-7747-636-687, press@gsm.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host