UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/09/2009 - 09h34

Sun Microsystems e Global Crossing impulsionam a adoção de software como serviço, com aliança de negócios

BUENOS AIRES, Argentina, 24 de setembro /PRNewswire/ -- A Sun Microsystems, Inc. (NASDAQ: JAVA) anunciou hoje a implementação de uma aliança estratégica com a Global Crossing (NASDAQ: GLBC), empresa líder no fornecimento de soluções globais em IP, para permitir que desenvolvedores independentes de software (ISVs) comercializem aplicações de serviços de alta confiabilidade e de resultados para os mercados das regiões dos Andes, América Central e Caribe (Sun ACC). Como parte de um modelo de comercialização conjunta, a Sun contribuiu com maior capacidade de processamento para a infraestrutura de TI da Global Crossing na Argentina, através de novos servidores Sun baseados em Ultra SPARC(R) e processadores AMD Opteron(TM). Esse processo possibilita que desenvolvedores de software forneçam aplicações e ferramentas por meio de assinaturas ou de software como modelos de serviços (SaaS).

"Em tempos críticos da situação econômica da região, a gestão eficiente da estrutura de custos é fundamental. Os ISVs exigem soluções que permitam o desenvolvimento e a entrega dos melhores softwares, sem a necessidade do investimento de seus recursos limitados em infraestrutura. Com esse acordo, oferecemos uma melhor alternativa para nossos clientes, permitindo que foquem no desenvolvimento de soluções relevantes para seus mercados, sem resultar em elevar custos operacionais", afirma Gustavo Sorgente, diretor geral da Sun Microsystems para as regiões dos Andes, Caribe e América Central. (ACC).

O acordo entre Sun e Global Crossing para esta região é parte de uma iniciativa global, conhecida como programa Sun Solaris On Demand. O objetivo é ajudar na evolução dos ISVs em direção a uma plataforma de distribuição SaaS para suas aplicações e produtos de valor agregado.

Através de suas plataformas de infraestrutura de hardware disponíveis, a Sun Microsystems está trazendo tecnologia de ponta de servidores para os Data Centers da Global Crossing na Argentina, um dos 17 que a empresa possui no mundo. Os serviços de Data Center da Global Crossing podem ser usados pelos ISVs de toda a América Latina, permitindo que eles prestem serviços de alta qualidade em seus mercados, sem o custo da infraestrutura de propriedade ou rede de gestão de operações.

"Os fornecedores de desenvolvimento de software na nossa região precisam de soluções sofisticadas de TI e comunicações, com níveis elevados de segurança e disponibilidade para operar com eficiência em mercados altamente competitivos", enfatiza Leonardo Barbero, vice-presidente sênior de produtos e marketing da Global Crossing América Latina.

"Para implementar e manter esse tipo de solução é necessário infraestrutura de tecnologia de alta qualidade e recursos especializados em um vasto leque de disciplinas: armazenamento, segurança, comunicações, bancos de dados e sistemas operacionais, por exemplo. Para algumas empresas, encarar esse tipo de projeto com os seus próprios recursos é inviável numa perspectiva financeira e estrutural. Portanto, é uma excelente alternativa a possibilidade de os ISVs oferecerem esses recursos aos seus clientes acesso, por meio de uma assinatura mensal por usuário", complementa Barbero.

Embora inicialmente implementada para desenvolvedores de software, esse modelo de gestão está disponível para o espectro de clientes da Sun e Global Crossing em todo o mundo. "Essa proposta é atrativa para qualquer empresa que enfrente um projeto de expansão", afirma Marcela Cueli, gerente de produtos da Global Crossing América Latina. "O modelo garante altos níveis de disponibilidade, segurança, escalabilidade e conectividade para aqueles que procuram expandir o portfólio de serviços, bem como aqueles que tentam expandir seu mercado através de soluções de TIC personalizadas para seus setores". A aliança estratégica entre a Sun Microsystems e Global Crossing dá aos ISVs a tecnologia necessária de hospedagem e serviços para que eles entreguem com êxito as soluções exigidas pelos clientes através de suas próprias plataformas, que aproveitam a eficácia de seus modelos de negócio.

"Na Sun, temos o compromisso de cumprir esse tipo de aliança estratégica para entregar os recursos avançados aos nossos clientes, melhorando suas economias de produção através de iniciativas como o programa Sun Solaris On Demand", afirma María Victoria Valls, gerente de alianças estratégicas da Sun Microsystems.

A crescente infraestrutura de data centers da Global Crossing atualmente oferece instalações para collocation nas 60 maiores cidades do mundo e 17 world-class data centers -- principalmente na América Latina, com novas unidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa -- com enfoque em serviços gerenciados. Estes data centers fornecem soluções TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para seus principais clientes do segmento corporativo e carriers que precisem de soluções virtuais e externas  s suas instalações. As instalações de hosting da Global Crossing permitem que clientes acessem sites de forma contínua -- com serviços consistentes e similares -- virtualmente de qualquer localidade dentro do alcance e capacidade de uma das mais amplas redes de IP global do mundo.

SOBRE A SUN MICROSYSTEMS A Sun Microsystems desenvolve tecnologias que movem o mercado global. Guiada por uma visão peculiar - "The Network is the Computer" (A Rede é o Computador) -, a Sun impulsiona a participação na rede compartilhando inovações, desenvolvimento da comunidade e liderança aberta. A Sun pode ser encontrada em mais de 100 países e na Web, no endereço http://sun.com .

SOBRE A GLOBAL CROSSING A Global Crossing (NASDAQ: GLBC) é um provedor líder global de soluções IP que fornece soluções de telecomunicações através da primeira rede global integrada baseada em IP do mundo. A empresa oferece uma ampla gama de produtos gerenciados de dados, voz e vídeo para aproximadamente 40% das empresas listadas no ranking da Fortune 500, bem como para 700 operadoras, operadoras móveis e ISPs. Fornece serviços para mais de 690 cidades, em mais de 60 países, em seis continentes. Os negócios da Global Crossing na América Latina contam com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, México, Venezuela, nos Estados Unidos (Flórida) e na região do Caribe. Além de sua rede de fibra óptica baseada em IP, a infraestrutura regional da Global Crossing inclui 15 redes metropolitanas e 15 data centers avançados, localizados nos principais centros de negócios da América Latina.

Para mais informações sobre a Global Crossing, acesse http://www.globalcrossing.com ou blogs.globalcrossing.com/ .

As declarações contidas neste press release sobre eventos futuros e resultados financeiros esperados são estimativas, e estão sujeitas a riscos e incertezas, que podem fazer com que os resultados reais da empresa sejam diferentes daqueles projetados, incluindo riscos mencionados, em qualquer tempo, nos documentos da empresa arquivados na Securities and Exchange Commission. A empresa não tem obrigação de atualizar as informações contidas neste press release, ou em qualquer outra peça de divulgação.

Editorial Contact Sun Microsystems Adolfo Manaure Director Factum Comunicaciones Tel: 58212-991.76.87 adolfo.manaure@factum.com.ve José Antonio Acevedo Consultant Factum Comunicaciones Tel: 58212-993.36.23 jose.a.acevedo@factum.com.ve Press Contacts Global Crossing Paula Vivo Latin America +55 11 3957 2424 Paula.Vivo@GlobalCrossing.com Richard Larris +1 973 937-0153 Richard.Larris@GlobalCrossing.com GEN/PR1 FONTE Global Crossing 24/09/2009 CONTATO: Adolfo Manaure, Director, Factum Comunicaciones, +58212-991-76-87, adolfo.manaure@factum.com.ve, ou José Antonio Acevedo, Consultant, Factum Comunicaciones, +58212-993-36-23, jose.a.acevedo@factum.com.ve, ambos para a Sun Microsystems; ou Paula Vivo, Latin America, +55-11-3957-2424, Paula.Vivo@GlobalCrossing.com, ou Richard Larris, +1-973-937-0153, Richard.Larris@GlobalCrossing.com, ambos de Global Crossing

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host