UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/09/2009 - 23h37

Anunciada a primeira plataforma de trading para créditos de emissão voluntária

Banco de investimento irlandês e o CITIC GROUP dão início a Joint Venture HONG KONG, 29 de setembro /PRNewswire/ -- O Carbon Bank Ireland, Ltd., um banco de investimento irlandês, anunciou hoje a assinatura de um acordo de joint-venture com o conglomerado financeiro chinês, CITIC GROUP, para implantar uma plataforma de trading para Créditos de Emissão Voluntária (VERs). Eles serão gerados por empresas que desejam reduzir suas emissões de carbono na República Popular da China (RPC).

Essa plataforma será a primeira de sua espécie na RPC a coletar VERs de empresas públicas e privadas e vendê-las globalmente. Atualmente, entre as empresas chinesas existentes que estão 'se tornando verdes' estão a indústria de laticínios (digestores bovinos), a indústria do cimento (instalações de co-geração) e aterros urbanos (projetos de biogás). A nova empresa, CIAM -- PURESKY CARBON TRADING LTD., também oferecerá serviços de consultoria a empresas chinesas que desejam se 'tornar verdes' e ajudará a fornecer financiamento tanto para mecanismos de desenvolvimento limpo de acordo com os protocolos de Kyoto como para projetos de tecnologia limpa não incluídos em Kyoto. A empresa tem sedes em Shenzhen e Hong Kong.

"Pretendemos capturar a maior parcela do emergente mercado de VER na China", disse Chen Geduo, o presidente da empresa, na cerimônia de assinatura em Beijing na terça-feira. A implantação da joint venture com a CITIC segue a celebração, pelo Carbon Bank Ireland, de um acordo de cooperação com a Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional do Governo Central para promover mecanismos de desenvolvimento limpo na RPC.

"A joint venture de hoje é outro sinal do compromisso da China com a energia verde e uma implantação de sua promessa de arcar com uma parcela justa da redução de emissões de gás de efeito estufa no mundo", disse Bill McCann, Presidente da Diretoria da empresa irlandesa. *Créditos de emissão voluntária representam um crédito negociável para cada tonelada de dióxido de carbono não emitida na atmosfera. No caso de laticínios, por exemplo, o metano do efluente bovino é contido, conservado e queimado para produzir energia elétrica limpa. O Carbon Bank Ireland (CBI) é uma empresa privada com sede na República da Irlanda. Nossa missão principal é investir em projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (CDM) na República Popular da China bem como em outros países que originarão redução certificada de emissão (CER) com uma visão para criar créditos de redução certificada de emissão negociáveis na União Europeia. Para mais informações: e-mail: info@carbonbankireland.com .

FONTE Carbon Bank Ireland 29/09/2009 CONTATO: Marlene Olsen, 775-829-2810, molsen@o-apr.com, do Carbon Bank Ireland

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host