UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/10/2009 - 08h42

GSMA lança o serviço de registro de portabilidade de número internacional mais extenso do mundo

- O serviço de descoberta de portabilidade de número PathFinder oferece a mais ampla cobertura global de dados de portabilidade; a Neustar foi escolhida para operar o banco de dados LONDRES, 1 de outubro /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje o lançamento da descoberta de portabilidade de número PathFinder, um serviço gerenciado pela GSMA que será operado pela Neustar, Inc. Elaborado como uma solução de última geração para a portabilidade global de números, o novo serviço engloba 2,2 bilhões de números de telefone que são afetados pela portabilidade de número no mundo todo, um índice que se espera aumentar com rapidez. A portabilidade de número é atualmente implementada em mais de 52 países, e espera-se que muito mais países, inclusive a China e Índia, lancem o serviço até o final de 2010. O serviço também agregará dados de planos numéricos de praticamente todos os países, inclusive de países com uma penetração elevada de portabilidade de números.

"O serviço de descoberta de portabilidade de número PathFinder da GSMA oferece plano numérico crítico e informações sobre portabilidade de números que permitem de maneira dinâmica que as prestadoras de serviço identifiquem a verdadeira rede de destino para realizarem o encaminhamento preciso", explicou Alex Sinclair, diretor executivo de Tecnologia e Estratégia da GSMA. "O serviço ajudará a eliminar taxas incrementais, reduzir custos, otimizar tarifas nos acordos comerciais, melhorar a entrega de tráfego e preparar o caminho para novos serviços baseados na Internet e repletos de recursos. Com suas características líderes em portabilidade de números, temos a satisfação de apresentar o nosso relacionamento com a Neustar, que irá operar o serviço".

O PathFinder foi criado pela GSMA com a finalidade de oferecer uma solução interoperável e ampla no setor que permitisse o encaminhamento do tráfego global de interconexão com serviços da Internet. O novo serviço de descoberta de portabilidade de números utilizará o amplo banco de dados de portabilidade de números do PathFinder, que fornece acesso a todos os planos nacionais de números e informações sobre portabilidade de números, onde estiverem disponíveis, em todo o mundo. Com interfaces adaptáveis e com capacidade para serem estendidas, o serviço pode incorporar rapidamente novos dados de portabilidade de números para os países que estiverem começando a utilizar o serviço ou que planejam implementar a portabilidade de números no futuro.

"Estamos satisfeitos em gerenciar o serviço de descoberta de portabilidade de números e de continuar a trabalhar com a GSMA para desenvolver a plataforma PathFinder. Os planos numéricos e os dados de portabilidade de números são um alvo em constante alteração tanto para as prestadoras de serviços de telecomunicações como para outros setores que estejam buscando oferecer novos serviços de Internet móvel aos seus clientes", disse Steve Edwards, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios Serviços de Endereçamento Convergido da Neustar. "Este novo serviço amenizará bastante a complexidade cada vez maior para o setor ao oferecer uma única interface de dados padronizada e acordos comerciais para acessar dados, independentemente das vias de tráfego".

Com base na inovação e na capacidade de extensão da plataforma PathFinder Carrier ENUM, o serviço simplifica para as operadoras, prestadoras de serviços e hubs melhorarem seu desempenho comercial/técnico de transmissão de voz, SMS e MMS na presença dos desafios da portabilidade de números ao mesmo tempo em que oferece um caminho conveniente de atualização para serviços de Internet da próxima geração que requerem a correção da portabilidade de números através de técnicas de resolução de números baseadas no Carrier ENUM. Os clientes que aderirem aos dados corrigidos por porta do setor oferecidos pelo serviço de descoberta de portabilidade de números PathFinder podem i ncorporar sem problemas serviços mais robustos de entrega de dados, prestados para as redes de destino.

Além disso, a Pulse Networks, Veraz Networks e a TransNexus foram certificadas como parceiras PathFinder para permitirem o acesso aos serviços ENUM baseados na Internet a partir de redes de última geração e redes de legado C7. O programa PathFinder de Parceiro no Setor da GSMA garante que revendedores de software e redes do mundo todo tenham um veículo no setor com o qual podem verificar a interoperabilidade para o encaminhamento baseado no ENUM. O programa reduz a barreira de adoção para as prestadoras de serviços ao garantir que os revendedores de equipamentos estejam prontos com Carrier ENUM como um incentivo de ganho de serviços na Internet no presente e no futuro. Sobre a GSMA A GSMA representa os interesses da indústria mundial de telefonia celular. Abrangendo 219 países, a GSMA une cerca de 800 operadoras de telefonia móvel de todo o mundo, bem como mais de 200 companhias no amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA se concentra na inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus associados, todas com o objetivo final de impulsionar o crescimento da indústria das comunicações móveis. Para obter mais informações, acesse o site: http://www.gsmworld.com .

FONTE GSMA 01/10/2009 CONTATO: Daniel Lowther, +44-7747-636-687, press@gsm.org/

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host