UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/10/2009 - 11h36

Oikocredit anuncia resultados da auditoria social

- Expandindo as fronteiras pela auditoria social dos investidores AMERSFOORT, Holanda, 13 de outubro /PRNewswire/ -- Como medir o desempenho econômico e o progresso social de nossas economias? O debate sobre os indicadores macroeconômicos está animado desde o mais recente relatório da comissão liderada pelo ganhador do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz. A um nível microeconômico, as ferramentas e os indicadores estão agora no processo de desenvolvimento e testes. Hoje, a Oikocredit, uma companhia privada líder, investidora em microfinanciamentos, divulgou os resultados de sua auditoria social, a primeira auditoria deste tipo a ser realizada. A Oikocredit realmente cumpre sua missão social e mantém seus valores? Foco no alto retorno social Para a Oikocredit e seus investidores, é essencial saber que os investimentos de cerca de 370 milhões de Euros contribuem para mudanças positivas nas vidas dos trabalhadores mais pobres. Nos últimos anos, a Oikocredit vem tomando medidas substanciais para avaliar o desempenho social de seus 500 parceiros em microfinanciamentos. Desde 2005, a Oikocredit aumentou, de forma notável, o número de ferramentas usadas para monitorar e avaliar o desempenho social. Além dos estudos do impacto, a Oikocredit revisa cuidadosamente a missão de seus parceiros, seus produtos e serviços, suas taxas de juros e suas políticas em relação ao sexo das pessoas e ao meio ambiente. Auditoria social A mais recente inovação da medição do desempenho social é analisar não somente o desempenho das instituições de microfinanciamento, mas também realizar uma auditoria social dos financiadores privados. A Oikocredit, através do seu próprio exame, é a primeira companhia financiadora a colaborar com a Cerise no atual desenvolvimento da ferramenta de auditoria social. A Cerise está na vanguarda do desempenho social e atua como uma plataforma de troca de práticas em microfinanciamento. A ferramenta Indicador de Desempenho Social da Cerise, um instrumento de auditoria social para as instituições de microfinanciamento, é reconhecida pelo CGAP (Grupo Consultor de Assistência aos Pobres), pela SEEP Network (Rede de Educação e Promoção de Pequenas Empresas) e contribuintes de todo o mundo. A ferramenta está atualmente sendo desenvolvida para analisar os sistemas e processos internos dos financiadores. A contribuição da Oikocredit neste processo de desenvolvimento reflete seu compromisso com uma análise séria de suas políticas, procedimentos, produtos e serviços e o quanto a companhia cumpre com sua missão.

Principais descobertas O relatório da auditoria social revela que a Oikocredit possui uma forte missão e visão, se compromete com os recursos humanos, treina seu pessoal e está ativamente fazendo testes piloto com ferramentas inovadoras para a avaliação do desempenho social. A companhia também tem um foco claro no desenvolvimento rural e financia uma ampla série de instituições, desde pequenos bancos de vilarejos até instituições estabelecidas de médio e de grande porte. A companhia atende adequadamente  s necessidades dos parceiros que precisam de financiamento nas moedas locais (cerca de 45% do capital em circulação).

Porém, o relatório também mostra os desafios futuros da organização. Nesta fase, a Oikocredit coleta informações sobre seus parceiros de microfinanciamentos e chama sua atenção para as ferramentas, para permitir que eles conheçam melhor seus 16,8 milhões de clientes e melhorem seus produtos. O principal desafio agora é operar a mudança da coleta e avaliação dos dados para a gestão dos mesmos. Isto implica em uma estratégia proativa para melhorar e promover o desempenho social.

Usando os resultados desta auditoria, a Oikocredit poderá atualizar os procedimentos de seu desempenho social e desenvolver ainda mais sua estratégia de assistência, seus produtos e serviços. O cumprimento de sua missão significa que tanto os investidores quanto os clientes podem se beneficiar do poder social e financeiro fornecido por um empréstimo da Oikocredit.

http://www.oikocredit.org http://www.oikocredit.org/socialperformance www.cerise-microfinance.org FONTE Oikocredit 13/10/2009 CONTATO: Mais informações: Para uma entrevista com Ben Simmes, Diretor Gerente Interino e Diretor de Desempenho Social & Análise Financeira da Oikocredit, para receber um resumo da auditoria social realizada pela Cerise ou para outras informações, entre em contato com Juliette de Voogd, Departamento de Comunicação Corporativa: +31-33-422-4040, jdevoogd@oikocredit.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host