UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/11/2009 - 12h53

Secretaria de Participação e Parceria e UBM Brazil promovem evento inédito para o Terceiro Setor

Realizado em parceria com organizações sociais do terceiro setor, evento propõe uma plataforma para capacitação, troca de experiência e captação de recursos para as ONGs São Paulo, 3 de novembro de 2009 - Com o objetivo de ser uma vitrine para entidades e instituições que compõem o terceiro setor no Brasil, a Secretaria de Participação e Parceria, da Prefeitura de São Paulo e a UBM Brasil, subsidiária brasileira da United Business Media, empresa líder global em mídias de negócios, promovem de 3 a 5 de dezembro de 2009, o evento ONG Brasil, projeto inédito e sem fins lucrativos que promete ser uma plataforma para capacitação, atualização e captação de recursos para as Organizações não Governamentais. A feira acontecerá no Expo Center Norte, um dos principais espaços de eventos da capital paulista. Além da feira, que vai contar com mais de 500 expositores entre ONGs, institutos e fundações ligados ao governo e   iniciativa privada, o evento contará com programa de conteúdo que será dividido em diversas frentes. No plenário principal o evento irá reunir representantes da iniciativa privada, do poder público e das organizações para discutir caminhos e intercâmbios possíveis. Em salas separadas acontecerão Mini-cursos de gestão de ONGs e Mesas Redondas com discussões temáticas. Paralelo ao evento, ainda, a Revista Filantropia promoverá um workshop de Responsabilidade Social, voltado para empresas que querem implantar o conceito. Os Mini-Cursos abordam temas como a Comunicação e Captação de Recursos, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas, Avaliação e Impacto do Trabalho Social e Leis de Incentivo.

Haverá cerca de 20 Mesas Redondas, para discutir, desde a inclusão de homossexuais no mercado de trabalho, até obesidade infantil, passando pela abordagem pedagógica, medidas protetivas para crianças vítima de violência, avanços e conquistas do ECA (Estatuto das Crianças e Adolescentes), meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental, inclusão digital, a questão racial e a invisibilidade na mídia, geração de renda e capacitação profissional, redes sociais, dentre muitos outros temas. ONGs poderão fazer inscrição para o programa gratuitamente. O programa é totalmente gratuito para as instituições participantes e público em geral, que no último dia, poderá conhecer os projetos e adquirir produtos produzidos pelas instituições sociais. Todos os participantes receberão certificados.

Já o workshop de Responsabilidade Social tem como objetivo elencar as vantagens da administração socialmente responsável e a utilização dessas ações para alavancar a imagem institucional e o impacto nos resultados efetivos (vendas, ações, valor agregado etc). Especialistas nacionais e internacionais discutirão temas como as frentes de atuação da gestão socialmente responsável, o retorno na imagem institucional e o impacto nos resultados, marketing social, estudos de casos de sucesso, seleção de projetos e aspectos jurídicos e tributários.

Intercâmbio de ideias Haverá no local uma espécie de banco intitulado BVSS - Banco de Valores e Saberes Sociais, onde os participantes poderão comprar com uma moeda fictícia, cursos, oficinas, projetos ou produtos como vagas, atendimento especializado ou artesanato produzido pelas instituições. A proposta é a de oferecer um intercâmbio de saberes e valores entre as ONGs participantes. Para Ricardo Montoro, secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, o evento é uma oportunidade para construir uma necessária ponte entre o terceiro setor, a iniciativa privada e o governo. "O poder público pode muito. Mas não pode tudo. Ele deve estar aberto   participação da sociedade, seja no financiamento de ações, seja na sua execução, respeitando as diferenças e promovendo a cidadania. P or isso este encontro, ao reunir os três segmentos é inovador, na medida em que amplia as oportunidades de financiamento oferece capacitação e promove troca de experiências".

"A ideia é que este seja o primeiro de uma série mundial de eventos sem fins lucrativos que deverá acontecer nos demais países onde a UBM atua, sempre com a finalidade de proporcionar ao terceiro setor a oportunidade de promover e divulgar seus projetos", explica Joris van Wijk, diretor executivo da UBM Brazil. "A realização do evento vem ao encontro da política de responsabilidade social da UBM que, entre outras ações, inclui apoio financeiro para projetos sociais em todo o mundo", acrescenta.

Sobre a UBM Brazil A United Business Media Limited (UBM) é a empresa líder global em mídia de negócios. Sediada em Londres e presente em mais de 30 países, é provedora de negócios para diversos mercados. O grupo, que conta com 6,5 mil funcionários, aproxima compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e mídias impressas e eletrônicas. No Brasil, iniciou sua operação em 1994, sendo a primeiro multinacional de feiras a entrar no mercado, e conta com uma equipe com mais de 15 anos de experiência no setor. A UBM é responsável por eventos como a Intermodal South America, CPhl South America, Informex Latin America, a Food ingredients South America, o Health Ingredients South America Summit e a Busworld South America. O site da empresa é www.ubmbrazil.com.br . Informações sobre a ONG Brasil podem ser obtidas no site www.ongbrasil.com.br . Sobre a Secretaria de Participação e Parceria A Secretaria de Participação e Parceria reúne oito Coordenadorias e seis Conselhos que representam os segmentos mais vulneráveis da população: os negros, as mulheres, os jovens, os homossexuais, os idosos. Além disso também abriga as coordenadorias que promovem políticas públicas de inclusão digital, de fomento ao empreendedorismo e  s parcerias sociais e prevenção do uso de drogas. Atuam na inclusão digital 320 unidades, com 1,6 milhões de usuários, espalhados pela cidade em áreas de menor poder aquisitivo. A Secretaria é ainda gestora do Fumcad-Fundo Municipal de Participação e Parceria, que financia organizações sociais que cuidam da Criança e do Adolescente. Hoje, são mais de 500 convênios assinados que beneficiam, diretamente, a mais de 500 mil crianças na cidade de São Paulo.

Serviço ONG Brasil - Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras 03 a 05 de Dezembro de 2009 - 5ª e 6ª, das 9h  s 20h e Sábado, das 10h  s 20 horas Informações: ongbrasil@ubmbrazil.com.br ou (11) 4689-1935.

www.ongbrasil.com.br

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host