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06/11/2009 - 11h52

GOL Anuncia Estatísticas de Tráfego de Outubro de 2009

São Paulo, 6 de novembro de 2009 - A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de outubro de 2009.

Comentários da Administração Em outubro, a GOL registrou crescimento da demanda no mercado doméstico em 46,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento ocorreu, principalmente, pelo posicionamento privilegiado da Companhia nesse mercado, com a alta frequência entre aeroportos localizados nas cidades com maior densidade demográfica e yield management dinâmico, aliados   alta qualidade de serviços, pontualidade e regularidade. Os dados de outubro ainda reflem o incentivo   demanda proporcionado pelo cenário competitivo acirrado observado em setembro e primeira dezena de outubro. As vantagens competitivas da GOL acima mencionadas, em conjunto com o esforço de sua área comercial, já refletem as vantagens competitivas da Companhia também no mercado corporativo. Segundo dados da TMC Brasil - Associação das Empresas Administradoras de Viagens de Negócios do Brasil ( www.tmcbrasil.com.br ), a participação da GOL nas vendas por meio de seus associados cresceu 6,1 pontos percentuais, na comparação entre o primeiro semestre de 2008 e 2009, passando de 34,2% para 40,3%.

Pelos mesmos motivos, em comparação a setembro de 2009, a demanda doméstica apresentou alta de 14,1%. Equiparando o número de dias corridos entre os dois meses (setembro, com 30 dias, e outubro, 31 dias corridos), o crescimento foi de 10,4%. No mercado internacional, a demanda apresentou queda de 7,2% entre outubro de 2008 e 2009. Essa redução se deve   redução realizada pela GOL na oferta de assentos em rotas ou número de frequências visando maximizar a rentabilidade operacional. Em comparação com setembro desse ano, houve aumento de 11,2%, devido   recuperação do tráfego em rotas para o Chile e Argentina, uma vez que com o fim do inverno houve uma significativa redução de casos da gripe H1N1.

Dados Operacionais Outubro 2009* Outubro 2008* Var.%(YoY) Setembro 2009* Var.%MoM Sistema Total ASK (mm) (1) 3.455,6 3.151,7 9,6% 3.289,6 5,0% RPK (mm) (2) 2.485,8 1.790,0 38,9% 2.184,6 13,8% Taxa de Ocupação (3) 71,9% 56,8% +15,1pp 66,4% +5,5pp Mercado Doméstico ASK (mm) (1) 3.077,3 2.665,3 15,5% 2.922,1 5,3% RPK (mm) (2) 2.238,9 1.524,1 46,9% 1.962,6 14,1% Taxa de ocupação (3) 72,8% 57,2% +15,6pp 67,2% +5,6pp Mercado Internacional ASK (mm) (1) 378,3 486,4 -22,2% 367,5 2,9% RPK (mm) (2) 246,9 265,9 -7,2% 222,0 11,2% Taxa de Ocupação (3) 65,2% 54,7% +10,6pp 60,4% +4,8pp ( * ) Dados preliminares para outubro de 2009; dados Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para outubro de 2008 e setembro de 2009.

A GOL prosseguiu trabalhando sua capacidade, visando maximizar o resultado operacional. Os dados de tráfego de outubro refletem claramente essa estratégia, já que a Companhia elevou sua capacidade no mercado doméstico em 15,5%, na comparação entre outubro de 2008 e 2009, o que correspondeu a cerca de 1/3 do crescimento na demanda em seu sistema no mesmo mês e elevou a taxa de ocupação a 72,8%, um aumento de 15,6 pontos percentuais. Na comparação com setembro de 2009, a taxa de ocupação teve alta 5,6 pontos percentuais.

Embora o cenário de elevada competividade de preços passou a se arrefecer após a primeira semana de outubro, foi durante esse período que maior parte dos assentos foram vendidos para os voos relizados em outubro, fazendo com que o yield líquido se mantivesse em torno de R $ 17,00 centavos. Por outro lado, as vendas relacionadas aos meses de novembro e dezembro de 2009 já mostram sinais claros de recuperação.

(1) Assento-quilômetro oferecido (available seat kilometers ou â??ASKâ??) é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos disponíveis em cada etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(2) Passageiro-quilômetro transportado (revenue passenger kilometers ou â??RPKâ??) é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de passageiros pagantes em uma etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(3) Taxa de ocupação (â??load factorâ??) é a capacidade efetivamente utilizada de assentos da aeronave, calculada dividindo-se o número de passageiros-quilômetro transportados pelo número de assentos-quilômetro oferecidos. Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, oferece cerca de 800 voos diários para 49 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e dez mercados internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de tecnologia de última geração, a Companhia - com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL - oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

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