UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 14h16

swissinfo.ch - Dossiê sobre a imigração suíça ao Brasil durante o século 19

BERNA, Suíça, 11 de novembro /PRNewswire/ -- Por ocasião do 30º aniversário da Associação Friburgo Nova Friburgo (AFNF), swissinfo.ch publicou um dossiê sobre a imigração do cantão de Friburgo ao Brasil no início do século 19. O dossiê fala da história desse movimento e, ao mesmo tempo, retrata alguns dos descendentes dos friburguenses que vivem em Nova Friburgo, no Brasil.

Entre 1819 e 1820, 261 famílias - correspondendo a aproximadamente 1.600 imigrantes - originários do cantão de Friburgo na Suíça, colonizaram uma pequena cidade na região da Serra Fluminense e batizada de Nova Friburgo. Impulsionados pela fome, a maior parte dos imigrantes eram pobres camponeses suíços   procura de uma vida melhor no Brasil.

Para comemorar a viagem empreendida pelos imigrantes há duzentos anos, a Associação Friburgo Nova Friburgo (AFNF) decidiu organizar uma semana de celebrações. De 16 a 24 de outubro, as ruas de Nova Friburgo foram animadas por grupos de música e folclore. Mais de 300 suíços do cantão de Friburgo pegaram um avião para poder participar nas festividades.

swissinfo.ch - a voz da SRG SSR idée suisse no exterior - aproveita o aniversário para falar um pouco sobre a história, das atividades da Associação e destacar um pouco a vida dos descendentes dos friburguenses vivendo no Brasil.

O dossiê oferece crônicas históricas, reportagens sobre as festividades e a viagem ocorrida há 200 anos. Além disso, retrata alguns dos descendentes dos imigrantes helvéticos.

A informação multimídia se apresenta na forma de textos, vídeos e fotos. As reportagens destacam também a amplitude das manifestações ocorrida durante os festejos em Nova Friburgo.

O dossiê swissinfo.ch "A caravana friburguense vai ao Brasil" foi publicado em português.

Link direto: http://www.swissinfo.ch/novafriburgo swissinfo é uma empresa da SRG SSR idée suisse (Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão), grupo multimídia de direito público. Sua missão consiste em informar os suíços no estrangeiro sobre os acontecimentos em seu país e os estrangeiros que se interessam pela Suíça. Com esse objetivo, ela mantém a plataforma multimídia de informação www.swissinfo.ch, disponível na Internet em nove idiomas: www.swissinfo.ch/ .

Contato: Alexander Thoele, chefe de projeto Tel. : +41-31-350-95-92 E-Mail: Alexander.thoele@swissinfo.ch FONTE swissinfo 11/11/2009 CONTATO: Alexander Thoele, chefe de projeto, swissinfo, +41-31-350-95-92, Alexander.thoele@swissinfo.ch

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host