UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 16h04

Divulgado programa completo do Congresso Mundial de Energia de 2010 - Mais de 150 oradores renomados se reunirão em Mon

MONTREAL, 16 de novembro /PRNewswire/ -- O Congresso Mundial de Energia de 2010 em Montreal anunciou hoje o programa completo do que é, a cada três anos, a maior reunião internacional sobre todas as fontes de energia. O tema do WEC Montreal 2010, Respondendo agora aos desafios globais - Energia em transição para um planeta vivo, fornece uma estrutura dentro da qual os quatro principais desafios da indústria energética serão tratados. Cada desafio será o foco de um dos quarto dias do Congresso: acessibilidade, disponibilidade, aceitabilidade e responsabilidade.

Um momento crucial O Congresso será realizado entre 12 e 16 de setembro de 2010. Trata-se de um momento estratégico especialmente favorável para uma nova consideração sobre as questões energéticas. Será a primeira reunião internacional multi-energética após a Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas (COP15) em Copenhague, e acontecerá poucas semanas após a Cúpula dos Líderes do G8/G20, que será realizada no Canadá.

O Congresso revela 25 nomes de sua lista de oradores de prestígio Delegações de vários governos e das principais organizações internacionais, representantes de toda a indústria de energia internacional, bem como pesquisadores e acadêmicos eminentes participarão das sessões do 21o. Congresso Mundial de Energia. Mais de 150 oradores foram convidados   Montreal para debater sobre a situação atual da energia no mundo. Hoje o WEC Montreal 2010 divulgou uma lista preliminar de 25 dos oradores que confirmara sua participação no Congresso.

- Fatih Birol, principal economista da Agência Internacional de Energia - Sophie Brochu, presidente e CEO da Gaz Metro, Canadá - Dr. Aris Candris, presidente e CEO da Westinghouse Electric Company, Estados Unidos - Milton Catelin, principal executivo do Instituto Mundial do Carvão - Jacynthe Cote, principal executivo da Rio Tinto Alcan, Canadá - Rick George, presidente e CEO da Suncor Energy, Canadá - Jean-Jacques Guilbaud, secretário geral e membro do comitê executivo da Total, França - Angel Gurria, secretário geral da OCDE - Joseph M. Hogan, diretor executivo da ABB, Suíça - Zhou Jiping, vice-presidente sênior da Corporação Nacional de Petróleo da China, China - Younghoon David Kim, chairman e CEO do Daesung Group, Coreia do Sul - Patrick Kron, chairman e diretor executivo da Alstom, França - Anne Lauvergeon, diretora executiva da Areva, França - Peter Loscher, presidente e CEO da Siemens AG, Alemanha - P. Jacob Maroga, principal executivo da Eskom Holdings, África do Sul - Marcelo Martinez Mosquera, fundador e ex-presidente da Tecpetrol, Argentina - Shosuke Mori, presidente, Federação das Companhias de Energia Elétrica do Japão, Japão - Michael G. Morris, chairman, presidente e CEO da American Electric Power, Estados Unidos - Sergey G. Novikov, líder da Federal Tariff Service, Rússia - Jamal Saghir, diretor de energia, transporte e água do Banco Mundial - Paolo Scaroni, diretor executivo da ENI, Itália - Johannes Teyssen, chairman do conselho diretivo da E.ON, Alemanha - Thierry Vandal, presidente e CEO da Hydro-Quebec, Canadá - Daniel Yergin, chairman, IHS-CERA, Estados Unidos - Gregory Yurek, fundador, chairman do conselho, presidente e diretor executivo da American Superconductor Corporation, Estados Unidos "Sinto-me feliz em ver que o Congresso de Montreal tenha atraído tanto interesse de atores importantes na indústria. Sinto com muita veemência que ao trazer as partes interessadas mais influentes no setor de energia para Montreal, o Congresso ajudará a gerar soluções concretas para tratar preocupações cada vez mais urgentes, sentidas tanto pelo público quanto pelos governos, sobre a demanda fu tura de energia e a capacidade de fornecimento para satisfazer essa demanda cumprindo, ao mesmo tempo, com novos padrões ambientais globais", observou Stephane Bertrand, diretor executivo do WEC Montreal 2010.

Conselho Mundial de Energia O 21º Congresso Mundial de Energia é organizado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC - World Energy Council), cuja sede é em Londres. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos registrada no Reino Unido em 1923, e acreditada pelas Nações Unidas. Ele representa todos os atores na indústria energética e possui Comitês de Membros em praticamente 100 países. Sua missão é promover o fornecimento e uso sustentável da energia para o máximo benefício de todas as pessoas.

Após ser sediado por várias cidades (Madri, Tóquio, Houston, Buenos Aires, Sidney e Roma), o Congresso Mundial de Energia retorna a Montreal em setembro de 2010, pela segunda vez: a cidade abrigou a 14a. edição do Congresso Mundial de Energia em 1989.

Patrocinadores do WEC Montreal 2010 O WEC Montreal 2010 desfruta do apoio de diversas companhias e organizações. A Hydro-Quebec e o Conselho de Energia do Canadá são os realizadores do WEC Montreal 2010. Os governos de Quebec e Canadá e a Rio Tinto Alcan estão associadas com o evento como principais patrocinadores. Vários outros parceiros também concordaram em contribuir para o sucesso do Congresso, incluindo, ABB, CAPP, EDF, SNC Lavalin, Eni, Ernst & Young, GDF Suez, RSW, KPMG, Siemens, Total, Gaz Metro, AECOM, Hatch, PricewaterhouseCoopers, SAP, Suncor Energy, Tourisme Quebec, Ultramar/Valero, Enbridge, Encana, Financial Times, La Presse, Oil & Gas Journal, Power Engineering, PEI, Renewable Energy World, SAQ e Star Alliance.

Espera-se que, aproximadamente, 3.500 participantes de mais de 100 países no Congresso de Montreal. O programa completo do Congresso está disponível em www.wecmontreal2010.ca .

FONTE World Energy Congress 16/11/2009 CONTATO: Chantal Dufresne, diretor de relações públicas e relações com a mídia, Congresso Mundial de Energia, +1-514-397-1917, Chantal.Dufresne@wecmontreal2010.ca

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host