UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 17h25

Empresas latino-americanas de petróleo e gás sobem no ranking das 250 principais empresas mundiais de energia da Platts

CINGAPURA, 16 de novembro /PRNewswire/ -- Apesar da volatilidade de preços, da recessão mundial, da oscilação na demanda e da "ecologização" das prioridades de energia sem precedentes em todo o mundo, as principais empresas de petróleo mantiveram sua predominância como as empresas de energia de melhor desempenho, de acordo com o ranking das 250 Principais Empresas Mundiais de Energia da Platts em 2009 revelado em Cingapura na segunda-feira   noite. A ExxonMobil Corporation, baseada em Houston, ficou com o primeiro lugar na lista das 250 Melhores da Platts pelo quinto ano consecutivo numa lista de oito. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Chevron Corporation e a Royal Dutch Shell plc, seguidas pela BP plc e Total SA em quarto e quinto lugares respectivamente. Juntas, as empresas integradas de petróleo e gás (integrated oil and gas companies - IOGs) obtiveram os 13 primeiros lugares no ranking da Platts 2009, e conseguiram 30 das 50 principais classificações. As IOGs latino-americanas desempenharam papel de grande destaque no ranking de 2009, com a Petrobras saltando da 12a para a 6a colocação e a empresa de petróleo e gás colombiana, Ecopetrol, entrando na lista pela primeira vez no 30o lugar. Nova no ranking está, também, a empresa brasileira de armazenamento e gás Ultrapar Participações SA, que ficou colocada em 202o lugar, dando  s empresas latino-americanas 14 colocações na lista global. Isso representa um aumento de quatro empresas latino-americanas desde 2004.

As duas recém-chegadas   lista 250 Melhores da Platts também se classificaram com destaque na terceira lista anual da Platts das 50 empresas de energia de crescimento mais rápido no mundo, que é baseada em suas taxas de crescimento composto (CGR, em inglês) de três anos. A Ultrapar Participações classificou-se como a quarta empresa de crescimento mais rápido, com uma taxa de crescimento composto de 82%, e a Ecopetrol ficou com o 31o lugar, com uma taxa de crescimento composto de 29,8%. As empresas chilenas de serviços públicos Endesa e Encana Corp. também se classificaram dentre as empresas de crescimento mais rápido, aparecendo em 27o e 28o lugares respectivamente, com taxas de crescimento composto ligeiramente acima de 30%. Em 2008, a Petrobras Energia SA da Argentina foi a única empresa latino-americana na lista das empresas de crescimento mais rápido. O ranking das 250 Melhores Empresas de Energia Globais da Platts é baseado em uma combinação de ativos, receitas, lucros e retornos sobre o capital investido usando dados do Capital IQ, um banco de dados compilado e mantido pela Standard & Poor's que, como a Platts, é uma divisão da The McGraw-Hill Companies. Para entrar no ranking, as empresas precisam ter ativos de mais de US$2 bilhões e capital aberto. O ranking de desempenho de 2009 da Platts foi anunciado no quarto Jantar de Reconhecimento e Premiação de Liderança da Ásia, organizado este ano no Hotel Shangri-la de Cingapura em parceria com a Semana Internacional de Energia de Cingapura. O evento de gala, ao qual compareceram aproximadamente 300 executivos do setor de toda a Ásia, comemorou também as realizações das principais empresas de energia da Ásia. Para mais informações e o ranking completo, consulte http://www.platts.com/top250/ ou o kit de mídia (www.platts.com/MediaKits.aspx?xmlfile=mediaTop250.xml).

Sobre a Platts: Platts, uma divisão da The McGraw-Hill Companies (NYSE: MHP), é uma fornecedora líder de informação de energia e commodities. Com um século de experiência em negócios, a Platts presta serviços a clientes em mais de 150 países. A partir de 17 escritórios no mundo todo, a Platts atende aos mercados de petróleo, gás natural, eletricidade, emissões, energia nuclear, carvão, petroquímica, remessas e metais. As notícias, preços, serviços analíticos e conferências em tempo real da Platts ajudam os mercados a operar com transparência e eficiência. Os neg ociadores, gestores de risco, analistas e líderes do setor dependem da ajuda da Platts para tomar melhores decisões de negociações e de investimentos. Informações adicionais estão disponíveis em http://www.platts.com .

FONTE Platts 16/11/2009 CONTATO: Kathleen Tanzy, +1-212-904-2860, +1-917-331-4607, kathleen_tanzy@platts.com; ou Estados Unidos: Elizabeth Catalano, +1-212-904-4937

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host