UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/11/2009 - 13h00

GSMA destaca a indústria móvel asiática no 2009 Mobile Asia Congress

- 2009 será um marco para a Ásia Pacífico ao ultrapassar dois bilhões de conexões HONG KONG, 17 de novembro /PRNewswire/ -- Na véspera do 2009 Mobile Asia Congress (Congresso Móvel da Ásia), a GSMA, a entidade que representa o setor de comunicações móveis em todo o mundo, divulgou o resultado que ressalta a força e o sucesso do setor móvel da Ásia Pacífico. A GSMA emitiu o seu Asia Pacific Mobile Observatory Report (Relatório Observatory do Setor Móvel da Ásia Pacífico), mostrando que, desde 2003, o mercado da Ásia Pacífico ultrapassou o triplo do seu tamanho, acrescentando mais de um bilhão de conexões e uma taxa de crescimento de 26% CAGR(1), chegando a alcançar 1,7 bilhão de conexões em 2008. O estudo da GSMA foi realizado pelos consultores de gestão global A.T. Kearney nos 47 países da região.

"O Observatory é uma das mais completas análises atuais do mercado móvel da região da Ásia Pacífico já realizadas, e mostra que as operadoras têm visto a disseminação das comunicações móveis na região, empregando 10 milhões de pessoas e conduzindo a contribuição do ecossistema móvel para a economia de quase $370 bilhões (2,82% do PNB)", disse Rob Conway, CEO e Membro da Diretoria da GSMA. "O Mobile Asia Congress desta semana oferecerá uma visão importante da inovação continua e da engenhosidade que levou o mercado móvel asiático a ter este crescimento incrível, e também mostrará as estratégias e objetivos principais que os líderes do setor móvel mundial estão adotando para levar este mercado adiante".

O resultado do Observatory mostra que, com o crescimento do mercado móvel global para mais de 4 bilhões de conexões, em 2009 a região da Ásia Pacífico ultrapassará o limite de 2 bilhões de conexões pela primeira vez. A previsão é de que o mercado da Ásia Pacífico ultrapasse 3 bilhões de conexões em 2013. Com o contínuo investimento em banda larga móvel, é provável que a tecnologia móvel passe a ser o principal meio de comunicações de dados e de acesso fértil na Internet para a maioria das pessoas da região. Este crescimento impressionante alcançado na Ásia Pacífico foi causado por vários fatores principais, incluindo: -- O Rápido desenvolvimento econômico da região -- A abertura dos mercados para as forças da globalização e o investimento estrangeiro direto -- Lançamento ambicioso de infraestrutura de rede, aumentando a cobertura da população para quase 80% -- O sucesso dos serviços pré-pagos de custo eficaz (74% das conexões da Ásia Pacífico comparado com 68% da Europa e 16% dos EUA) -- O lançamento de aparelhos portáteis de baixo custo e a redução dos preços de uso de celulares que causaram a diminuição do custo mínimo da propriedade do celular -- Os modelos comerciais inovadores, incluindo o compartilhamento de infraestrutura e canais de distribuição únicos tornam a expansão das redes para áreas rurais economicamente viável O Asian Mobile Observatory examina os problemas de diversas presenças nos países e mercados, e mostra que a previsão do setor é positiva, com os celulares fazendo uma contribuição maciça para a economia, meio ambiente e agenda social dos 47 países da Ásia Pacífico. A pesquisa mostra que o trabalho incessante do setor móvel em acabar com a divisão digital e trazer a inovação nos próximos anos, junto com o suporte regulamentar e governamental para o desenvolvimento e a implementação de políticas sustentáveis, ajudarão este crescimento ambicioso.

O Mobile Asia Congress será realizado em 18-19 de novembro no Centro de Convenção e Exibição de Hong Kong. O evento reunirá líderes das operadoras móveis asiáticas e principais figuras do ecossistema móvel mais amplo em um fórum exclusivo para o compartilhamento de visões e estratégias que irão moldar o futuro móvel. Em um período de dois dias, os executivos seniores do setor móvel de toda a Ásia e do mundo explorarão ás áreas de alto crescimento da indústria, tópicos emergentes e o sustentáculo dos assuntos estratégicos e tecnológicos, focados nos desenvolvimentos do mercado asiático.

O relatório está disponível no: http://www.gsmworld.com/asia_pacific_observatory Sobre a GSMA A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA une quase 800 das operadoras mundiais, assim como mais de 200 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, empresas de software, provedores de equipamento, empresas de Internet, e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA tem como foco a inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, sempre com o objetivo final de promover o crescimento da indústria de comunicações móveis.

Para mais informações, acesse o Mobile World Live, o novo portal online do setor de comunicações móveis no http://www.mobileworldlive.com ou o website corporativo da GSMA no http://www.gsmworld.com (1) Taxa de crescimento anual composta FONTE GSMA 17/11/2009 CONTATO: GSMA, Daniel Lowther: +44-7747-636-687, press@gsm.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host