UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 17h20

GSMA finaliza primeira fase da Iniciativa Smart SIM

Principais figuras do setor apoiam iniciativa de desenvolvimento da nova tecnologia SIM HONG KONG, 18 de novembro /PRNewswire/ -- A GSMA divulgou que finalizou a primeira fase da sua iniciativa Smart SIM e publicou três documentos* com a descrição da implementação comercial da tecnologia. Liderada pela GSMA, esta iniciativa busca conduzir o desenvolvimento e a adoção da Smart SIM, que irá aprimorar a experiência dos usuários de celulares com a oferta de acesso simplificado, transferível e consistente aos serviços, dados, aplicativos e configurações, independente do tipo de aparelho. A primeira fase do projeto teve por objetivo garantir a interoperabilidade consistente dos aparelhos de celulares e dos SIMs, o alinhamento dos requisitos dos dispositivos e a análise de vários modelos de negócios SIM, e o seu compartilhamento com os parceiros do setor.

"Com o uso da tecnologia Smart SIM, as operadoras poderão oferecer diversos tipos de capacidades sem precisar gerenciar relacionamentos comerciais extensos e complexos nem um mix de aparelhos, sistemas operacionais e tecnologias de chipset", disse Alex Sinclair, CTO e CSO da GSMA. "Com o apoio de algumas das maiores operadoras do mundo, OEMs e criadores de software, o setor de celulares abordará a demanda do cliente por simplicidade e nível de transferência das configurações, aplicativos e dados de cada aparelho".

A finalização da primeira fase do projeto foi alcançada com a participação de 23 membros, incluindo 12 operadoras de celulares que representam mais de 1,2 bilhões de usuários, e de fornecedores de SIM, OEMs de aparelhos e dispositivos, criadores de software e outras principais figuras do ecossistema celular. Os 23 membros são: AT&T, China Mobile, Gemalto, Giesecke & Devrient, Infineon, KT, Latvian Mobile Telephone, LG, MCCI, Microsoft, Oberthur Technologies, Option, Orange, Sagem Orga, Samsung, SK Telecom, Softbank Mobile, SST, STC, Swisscom, Telecom Italia, Telefonica e Telenor.

A iniciativa Smart SIM da GSMA oferecerá para as operadoras, fabricantes de aparelhos, criadores de software e fornecedores de chipsets a capacidade de criação de um ambiente de 'execução inteligente' e proporcionará uma abordagem comum e interoperável para o desenvolvimento de aplicativos e serviços. A iniciativa está concentrada na criação de um ambiente de negócios onde a mobilidade dos dados, a mobilidade dos serviços e a aprimorada experiência do usuário sejam garantidas, trazendo ambientes padronizados, interoperáveis e férteis a serem usados para a criação de novos serviços e aplicativos.

A finalização desta primeira fase é a fundação para a próxima fase da iniciativa Smart SIM. O foco da fase 2 é a promoção da tecnologia em todo o setor celular e a expansão do ecossistema Smart SIM, com a realização de testes globais dos serviços Smart SIM em 2010.

Frases positivas "A Orange apóia a padronização dos serviços capacitados para SIM e recebe positivamente a publicação dos documentos", disse Frederic Dufal, Diretor de Desenvolvimento de Dispositivos e Projetos da Orange. "Esta primeira fase aborda algumas das principais questões dos casos de uso e de implementação. No entanto, para alguns clientes realmente aproveitarem o verdadeiro potencial dos serviços capacitados para SIM interoperáveis, como a melhor armazenagem de dados pessoais e distribuição de conteúdo, precisamos de uma maior dedicação por parte de todos os participantes do ecossistema celular. Juntos, temos a oportunidade de simplificar bastante a experiência de usuário do cliente, e com a publicação dos três documentos, a iniciativa Smart SIM dá um passo positivo na direção do alcance deste objetivo".

"Com o objetivo de acelerar a utilização de novos casos de negócios gerados pela implementação de uma tecnologia SIM interoperável e avançada, é com prazer que apoiamos esta iniciativa. Alguns dos nossos membros estão participando da ini ciativa e já estão trabalhando na sua implementação", disse Michel Canitrot, Chairman da Diretoria da SIMalliance. "O trabalho que a GSMA e os membros deste projeto estão realizando também complementa o trabalho que estamos realizando com o Smart Card Web Server".

"Estamos muito contentes com o que foi alcançado na fase 1 da iniciativa Smart SIM", disse o Dr. Cheol Kim, Líder de Projeto da Estratégia de Tecnologia Global da SK Telecom. "Acreditamos que a Smart SIM trará muitas novas oportunidades de negócios e irá aprimorar a experiência do usuário de diversas formas. A SK Telecom adotou a iniciativa da GSM com o objetivo de resolver os problemas de interoperabilidade existentes e de criar um novo mercado para o setor celular. Durante 10 meses de trabalho duro e de estreita colaboração, identificamos vários casos de negócios valiosos e descobrimos que o interesse por parte do setor celular aumentou. Os membros do projeto sabem que a Smart SIM trará muitos benefícios para todas as partes interessadas e agora estamos concentrados na sua expansão em termos de negócios e comercialização tecnológica. A SK Telecom continuará a ter um papel principal na facilitação da adoção da Smart SIM através da comunicação com o mercado e com a demonstração dos benefícios reais da tecnologia".

"A Smart SIM é uma oportunidade empolgante que viabiliza que os clientes aproveitem os benefícios dos serviços com uma experiência consistente e portátil em diferentes dispositivos", disse Vivek Dev, Diretor de Inovação da Telefonica S.A. "O conjunto de tecnologias definido pelo projeto viabilizará uma nova geração de serviços celulares atraentes que funcionam com dispositivos Smart SIM, garantindo uma experiência total, segura e consistente para o cliente".

Nota para os editores * Ao finalizar a primeira fase da iniciativa Smart SIM, a GSMA publicou os três documentos abaixo: SC-04 Business opportunities and Smart SIM summary (Oportunidades de negócios e Resumo da Smart SIM) SC-05 Technical implementation guide (Guia de implementação técnica) SC-06 Detailed use cases paper (Documento de casos de uso detalhados) Para visualizar ou fazer o download dos documentos, acesse: http://www.gsmworld.com/newsroom/document-library/technical_documents.htm .

Sobre a GSM A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA une quase 800 das operadoras mundiais, assim como mais de 200 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, empresas de software, provedores de equipamento, empresas de Internet, e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA tem como foco a inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, sempre com o objetivo final de promover o crescimento da indústria de comunicações móveis.

Para mais informações, acesse o Mobile World Live, o novo portal online do setor de comunicações móveis no http://www.mobileworldlive.com ou o website corporativo da GSMA no http://www.gsmworld.com .

FONTE GSMA 18/11/2009 CONTATO: Richard Fogg, +44-7887-845-236, Daniel Lowther, +44-7747-636-687, ambos da GSMA, press@gsm.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host