UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 15h53

Pilar da força de trabalho mundial - grupo etária entre 40-65 anos - atacado arduamente por doença pulmonar obstrutiva

- Novo relatório destaca carga econômica global da doença - Estima-se em dois bilhões as horas de trabalho perdidas a cada semana LONDRES, 18 de novembro /PRNewswire/ -- O CPOD Uncovered (DPOC Revelada), um novo relatório emitido hoje, divulga pela primeira vez que pessoas entre as idades de 40 a 65 anos estão emergindo como a nova face desta doença. De autoria do Education for Health e de outros especialistas importantes, o relatório revela uma maioria nova e mais jovem de pacientes de DPOC(1) que estão no auge de sua carreira e são financeiramente responsáveis pelo cuidado de seus filhos e pais idosos. Os autores apelam que as autoridades legislativas leiam o relatório e desafiem seu pensamento quanto a como a DPOC deve ser tratada nessa faixa etária crítica da qual tanto depende a sociedade como principais assalariados(2,3).

A DPOC afeta 210 milhões de pessoas e estima-se que venha a ser terceira causa de morte no mundo dentro de dez anos(4). A DPOC, uma doença altamente debilitante, prejudica drasticamente a produtividade dessa população. De fato, o relatório descobriu que pessoas entre 40 e 65 anos com DPOC chegam a perder até dez horas de trabalho por semana por causa de seu estado de saúde(5). Em âmbito global, isso representa mais de dois bilhões de horas de trabalho perdidas em todo o mundo, semanalmente. Além disso, a DPOC causa aproximadamente 28.000 anos de produtividade perdida anualmente(6). O relatório deduz que se nada for feito a respeito, a DPOC pode ter implicações globais econômicas e na força de trabalho significativas em pacientes, familiares, funcionários e na sociedade,   medida que a doença avança.

"Considerando o possível impacto econômico, é essencial que as pessoas entre 40 e 65 anos de idade com DPOC possam ter uma vida ativa e produtiva", afirmou Monica Fletcher, executiva principal do Education for Health. "Ao lançar este relatório queremos desencadear um importante diálogo global com as principais partes interessadas sobre como melhor investir em um diagnóstico mais recente e como tratar esses pacientes mais jovens." Outros insights importantes deste relatório incluem: -- A DPOC custa mais que a asma e o diabetes - O custo da DPOC excede o de muitas outros estados clínicos graves e de longo prazo, incluindo asma e diabetes(7). A carga mundial de DPOC é praticamente o dobro da de diabetes e causa mais mortes(6). -- O tratamento eficaz da DPOC deve ir além do abandono do fumo - É verdade que a causa primária da DPOC é o fumo de cigarros(8) e o abandono do hábito desempenha uma parte importante no tratamento da DPOC. Ainda assim, muitos ex-fumantes desenvolvem sintomas e são diagnosticadas um ou duas décadas após terem parado de fumar. De fato, até mesmo se todo o fumo fosse erradicado hoje, o efeito nas estatísticas da DPOC não seria percebido em 20 anos(9).

-- A DPOC pressiona os sistemas de saúde - Um em cada seis pacientes europeus e norte-americanos esteve em um pronto-socorro ou hospital num período de seis meses entre 2006-2007(5). Ao extrapolar esses números percebe-se que até 64 milhões de pacientes de DPOC em todo o mundo podem ser recebidos em hospitais devido ao seu estado clínico a cada ano. Além disso, a grande maioria de pacientes de DPOC sofre de co-morbidades, tais como doença cardíaca, alta pressão arterial e diabetes(10-13). De fato, 40 por cento sofrem de doença cardíaca(10) e até 42 por cento de alta pressão arterial(12,13).

- Parentes também podem enfrentar a aflição - Mais mulheres que homens já estão sendo diagnosticadas com DPOC(14) - um segmento de pacientes essencial ao cuidado familiar.

Sobre a DPOC A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença debilitante e progressiva que ataca os pulmões, podendo causar a morte, e que interfere na respiração normal(8). Acredita-se causar cerca de três milhões de mortes por ano - em média uma pes soa a cada 10 segundos(4). A DPOC refere-se ao enfisema e   bronquite crônica - duas doenças comumente co-existentes do pulmão. Devido   deterioração do pulmão, pessoas com DPOC experimentem sintomas como falta de respiração crônica e tosse, que impactam a capacidade de se levar uma vida ativa e produtiva(8). Não há cura para a DPOC, mas ela pode ser tratada.

Sobre o COPD Uncovered O COPD Uncovered representa os esforços combinados de um comitê multidisciplinar de especialistas internacionais que se reuniram para apresentar algumas das questões mais urgentes da DPOC atualmente. Seu objetivo é destacar o impacto da DPOC em um segmento de pacientes pouco estudado e ignorado na faixa etária de 40 a 65 anos.

A iniciativa do CPOD Uncovered é um compêndio de pesquisa e análise empreendida por especialistas em saúde respiratória. Essa iniciativa é patrocinada pela Novartis Pharma AG e é administrada por um secretariado da Chandler Chicco Companies (CCC). Os estudos subjacentes ao relatório COPD Uncovered foram comissionados pela Novartis Pharma AG.

Após o lançamento desse relatório, os especialistas do COPD Uncovered estão conduzindo uma pesquisa quantitativa mais aprofundada sobre os custos diretos e indiretos da doença entre essa faixa etária. Em 2010, eles esperam divulgar os resultados do estudo que analisará o impacto específico da DPOC nas vidas diárias de mais de 2.000 pacientes de DPOC entre 45-67 anos dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Brasil, China e Turquia.

Sobre os Autores O relatório CPOD Uncovered, emitido no Dia Mundial da DPOC em 2009, é de autoria dos seguintes indivíduos, com o apoio da Novartis e assistência editorial de especialistas em educação médica da CCC: - Monica Fletcher, executiva principal da Education for Health e do National Respiratory Training Center, líder principal do COPD Uncovered - Dra. Marianella Salapatas, presidente das Associações de Doentes da Federação Europeia de Alergia e Doenças Respiratórias - Professor Thys van der Molen, departamento de clínica geral da Universidade de Groningen - John Walsh, presidente e CEO da Fundação COPD Para baixar uma cópia do relatório COPD Uncovered, acesse: http://bit.ly/3n99Yu Para solicitações da imprensa, entre em contato com: Sue Davis Russell - Auxiliar médica da executiva principal Education for Health Tel.: +44-(0)1926-836841, E-mail: s.davisrussell@educationforhealth.org Candy Perry - líder de comunicações corporativas e assuntos externos Education for Health Tel.: +44-(0)1926-836995, E-mail: c.perry@educationforhealth.org Acesse nosso site: http://www.educationforhealth.org Referências: http://www.educationforhealth.org.uk/_documents/COPD_Pressrelease.pdf FONTE Education for Health 18/11/2009 CONTATO: Para solicitações da imprensa: Sue Davis Russell - auxiliar médica da executiva principal, Education for Health, +44-(0)1926-836841, s.davisrussell@educationforhealth.org, ou Candy Perry - líder de comunicações corporativas e assuntos externos, Education for Health, +44-(0)1926-836995, c.perry@educationforhealth.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host