UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 10h40

O primeiro protótipo de energia osmótica do mundo é inaugurado hoje

OSLO, Noruega, 24 de novembro /PRNewswire/ -- Hoje, a Statkraft inaugura o primeiro protótipo de energia osmótica do mundo. A inauguração oficial será feita por Sua Alteza Real, a Princesa Mette-Marit da Noruega.

Para ver o release da Multimedia News, favor acessar: http://multivu.prnewswire.com/mnr/prne/statkraft/39242/ O protótipo gera potência explorando a energia oriunda da mistura de água doce com água do mar. A energia osmótica (http://www.statkraft.com/energy-sources/osmotic-power/) é uma fonte renovável sem emissão de poluentes que tem sido pesquisada pela Statkraft por 10 anos e que será capaz de oferecer uma contribuição global substancial   produção de energia favorável ao meio ambiente. "Essa nova tecnologia gera eletricidade simplesmente misturando água. Novas soluções para atender aos desafios climáticos podem estar mais próximas do que esperamos, o que me dá certeza de um futuro promissor", afirma o Presidente e CEO da Statkraft, Bard Mikkelsen.

"Queria parabenizar a Statkraft pela inauguração do protótipo de energia osmótica. Soluções energéticas inovadoras são fundamentais para atender os desafios climáticos e estou feliz pelo fato de uma empresa norueguesa estar na liderança no desenvolvimento dessas tecnologias", declara Terje Riis-Johansen, Ministro norueguês de Petróleo e Energia. "Apreciamos o fato de uma empresa importante como a Statkraft investir em novas soluções renováveis. Trabalharemos junto com a Statkraft para garantir que as soluções sejam também sustentáveis", afirma Rasmus Hansson, CEO da WWF Noruega.

O protótipo terá uma capacidade de produção limitada e destina-se, primariamente, a finalidades de testes de desenvolvimento. O objetivo é ser capaz de construir uma central de energia elétrica osmótica comercial dentro de alguns anos. Estima-se que o potencial global da energia osmótica (http://www.statkraft.com/energy-sources/osmotic-power/) seja de 1.600-1.700 TWh por ano, equivalente a 50% da produção energética total da União Europeia. Centrais de energia elétrica osmótica podem, em princípio, estar localizadas em qualquer lugar que haja água doce correndo para o mar; elas não produzem ruído ou emissões poluentes e elas podem ser integradas em áreas industriais existentes, por exemplo, nos porões de edifícios industriais.

A Statkraft tem pesquisado sobre energia osmótica desde 1997 e desenvolveu esse protótipo em cooperação com organizações de P&D de diversos países. O projeto atraiu enorme interesse no mundo todo e diversos convidados internacionais estão sendo esperados na inauguração.

Na Europa, a Statkraft é a maior empresa de energia renovável. O grupo desenvolve e gera energia hidroelétrica, energia eólica, energia a gás e aquecimento urbano   distância, e é um dos principais intervenientes no intercâmbio energético na Europa. A Statkraft também desenvolve energia marinha, energia osmótica, energia solar e outras soluções energéticas inovadoras. Em 2008, a Statkraft registrou receitas operacionais brutas de 3,1 bilhões do euros. O grupo emprega 3.200 funcionários em mais de 20 países.

Para mais informações, contate: - Porta-voz Knut Fjerdingstad, tel. celular +47-901-86-310 - Responsável por Informações Internacionais Torbjorn Steen, tel. celular +47-911-66-888 - Consultor de Comunicações Stefan Okstveit, tel. celular +47-975-78-299 Notas aos editores: Para mais imagens de alta resolução: http://www.flickr.com/photos/44290727 @N07/sets/ Para mais informações: http://www.statkraft.com FONTE Statkraft 24/11/2009 CONTATO: Porta-voz Knut Fjerdingstad, tel. cel. +47-901-86-310, Responsável por Informações Internacionais Torbjorn Steen, tel. celular +47-911-66-888, Consultor de Comunicações Stefan Okstvei t, tel. celular +47-975-78-299/

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host