UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 15h23

Rotary Clubs do mundo mobilizam-se em ajuda para suprir necessidade massiva   ajuda humanitária ao Haiti

EVANSTON, Illinois, 29 de janeiro /PRNewswire/ -- Desde angariar fundos para coletar suprimentos de socorro até distribuir abrigos salva-vidas em Porto Príncipe, os Rotary clubs do mundo www.rotary.org continuam provendo assistência  s vítimas do terremoto que abalou o Haiti em 12 de janeiro.

E isso inclui membros dos 17 Rotary clubs operando no Haiti, onde o pediatra Claude Surena, membro do Rotary de Porto Príncipe, foi requisitado pelo Presidente Rene Preval para coordenar a resposta de emergência do governo nacional. O presidente do Disaster Preparedness Committee haitiano do Rotary, Dr. Surena e os membros do Rotary do Haiti estão ajudando para garantir que os suprimentos de socorro que estão chegando sejam usados efetivamente. Ele e sua família também têm cuidado das vítimas feridas no chão de suas casas desde que o desastre ocorreu.

Entre os primeiros trabalhadores de auxílio internacional que chegaram ao Haiti foram os voluntários do ShelterBox www.shelterbox.org, uma organização de resposta a desastres com base no Reino Unido que tem suporte dos Rotary clubs do mundo. Cada ShelterBox kit contém uma barraca para 10 pessoas, um sistema de purificação de água e outras necessidades de sobrevivência. Cerca de 2.000 ShelterBoxes - suficientes para dar assistência a 20.000 pessoas - estão no Haiti, e outros 3.000 devem chegar dentro de uma semana. Os Rotary Clubs em todo o Caribe levantaram mais de $1 milhão para socorro imediato e a longo-prazo, e mobilizaram-se para enviar mais de 55 aviões transportando mais de 22.600 quilos em equipamentos médicos e suprimentos.

"O Rotary tinha uma incrível infraestrutura estabelecida antes do terremoto, o que fez com que os esforços de socorro fossem muito eficientes", disse Dick McCombe, membro do Rotary Club do sudeste de Nassau, Bahamas, observando que o Rotary, mesmo antes do terremoto, encontrava-se em boa situação para ajudar o Haiti, com 33 projetos já encaminhados para fornecer água, saneamento, assistência médica e educação. Outros exemplos de resposta mundial do Rotary ao desastre no Haiti: -- Nas Honduras, o Rotary Club de Tocoa angariou mais de 31.700 quilos de alimentos e remédios e disponibilizou três aviões cargueiros para Porto Príncipe, com mais a caminho. "Nós lembramos como o mundo nos ajudou após o Furação Mitch", disse o membro do Rotary Juan Gomez.

-- O Rotary Club de Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha recrutou o Grande Prêmio Regata do Atlântico para zarpar para a República Dominicana com 24 iates carregados com suprimentos de socorro. A frota chegará a Santo Domingo por volta de final de janeiro, onde os membros do Rotary local descarregarão os suprimentos para transportá-los  s áreas afetadas do Haiti. FONTE Rotary International 29/01/2010 CONTATO: Elizabeth Dwyer, +1-847-866-3239, elizabeth.dwyer@rotary.org, Elizabeth Minelli, +1-847-866-3237, Elizabeth.minelli@rotary.org, ambas do Rotary International/

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host