UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 09h48

Afeganistão concorda com normas de transparência

Revenue Watch aplaude o compromisso com a EITI e pede cooperação do governo com a sociedade civil NOVA YORK, 12 de fevereiro /PRNewswire/ -- Com a adesão formal do Afeganistão   Extractive Industries Transparency Initiative nesta semana, líderes e cidadãos ganharam uma nova ferramenta na luta pela estabilidade regional, e o litigioso país assinalou um compromisso com uma firme gestão de recursos naturais e um aumento na responsabilidade pública.

O Revenue Watch Institute deu as boas-vindas   aceitação do Afeganistão como o mais recente "país incluído" na Extractive Industries Transparency Initiative (EITI), uma norma voluntária internacional para revelação e gestão responsável nos setores de petróleo, gás e de mineração. O conselho da EITI anunciou a adesão do Afeganistão e do Iraque ontem, em Oslo, Noruega. "Os recursos minerais do Afeganistão estão atraindo um interesse crescente dos investidores internacionais, após décadas de conflito e pouco progresso nos esforços nacionais de reconstrução", afirmou Karin Lissakers, diretora do Revenue Watch Institute. O Ministro de Minas da nação abriu uma licitação para três blocos de petróleo e gás no verão de 2009, e também assinou um recente negócio com o China Metallurgical Group para extrair cobre. "A adesão do governo aos princípios da transparência dos pagamentos aumenta a probabilidade de que as pessoas se beneficiarão dos valiosos recursos de seu país, e ajuda a reconstruir a confiança pública", afirmou Lissakers. "Esperamos que as autoridades afegãs e a comunidade internacional trabalhem em conjunto para proteger os direitos e as liberdades que tornam possível o diálogo da EITI".

Com o Iraque e o Afeganistão implementando agora a EITI, o Revenue Watch acredita que o Oriente Médio e os países vizinhos têm novas oportunidades significativas para aumentar a estabilidade, tanto econômica quanto política.

O Revenue Watch Institute ( www.revenuewatch.org ) é um instituto sem fins lucrativos e uma organização de doação de recursos que promove a gestão responsável de recursos de petróleo, gás e minerais para o bem público. Com gestão eficaz de receitas, envolvimento de cidadãos e responsabilidade governamental efetiva, a riqueza dos recursos naturais pode orientar o desenvolvimento e o crescimento nacional. A RWI oferece a expertise, financiamento e assistência técnica para ajudar os países a realizar esses benefícios. FONTE Revenue Watch Institute 12/02/2010 CONTATO: Jed Miller do Revenue Watch Institute, +1-917-257-0670 (EUA), jmiller@revenuewatch.org

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host