UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 09h47

ContourGlobal é premiada com o African Private Power Deal do ano por seu projeto de 100 MW em Togo

Cooperação com Togo produz o maior investimento em infraestrutura da história do país LOME, Togo, 12 de fevereiro /PRNewswire/ -- ContourGlobal Togo SA anunciou que seu projeto de energia elétrica 100 MW com fonte tripla de combustível recebeu o prêmio African Private Power Deal 2009, da revista Euromoney's Project Finance. O Ministro Dammipi Noupokou, ministro togolês das Minas e Energia, e representantes da ContourGlobal aceitarão o prêmio em nome do projeto no jantar anual de premiação da Euromoney Project Finance, em Londres, em 11 de fevereiro de 2010. O projeto 100 MW de ponta da ContourGlobal no Togo está se aproximado de sua completude e iniciará suas operações comerciais em abril de 2010, quarto meses antes do prazo previsto e onze meses depois que a Wartsila, o fornecedor de equipamentos e constructor da planta, inaugurou sua fundação Lome. O projeto da ContourGlobal trará energia pagável e confiável para uma região em que menos de 15% tem acesso a energia elétrica. Autorizada rigorosamente de acordo com os padrões ambientais do Banco Mundial, a usina de energia é também o primeiro projeto a ser sucessivamente desenvolvido na região desde que o gasoduto da África ocidental começou suas operações. A citação que acompanhou o prêmio, publicada na edição de março de 2010 da revista Euromoney Project Finance, chamou atenção para os "três primeiros" representados pelo projeto: o maior investimento em infraestrutura da história do país, o primeiro projeto independente de energia do país e o primeiro projeto financiado pelo país. A unidade geradora de energia da ContourGlobal é também "combustível triplíce," sendo capaz de instantaneamente alternar entre gás natural, óleo de combustão pesado e diesel, e mesmo assim fornecendo uma flexibilidade operacional sem paralelo na região. A flexibilidade de alternância de combustível do projeto garante que a unidade pode gerar energia elétrica para Togo mesmo se o gás natural, sua fonte primária de combustível, se tornar indisponível.

O financiamento do projeto foi exclusivamente arranjado e levantado pela organização Overseas Private Investment Corporation ("OPIC"), dos Estados Unidos, e a OPIC assinou também o seguro político de risco para o projeto.

Joseph Brandt, presidente e CEO da ContourGlobal, afirmou: "Nós estamos muito satisfeitos com o reconhecimento dado hoje ao projeto da ContourGlobal no Togo. Em apenas dois meses nós vamos começar a fornecer 100 MW de energia confiável e a preço razoável para a região e vamos mais do que dobrar o volume de energia elétrica atualmente produzida no Togo. O sucesso do projeto é um tributo aos esforços do Presidente Faure Gnassingbe e do governo togolês ao apoiar e incentivar investimentos privados na infraestrutura do Togo. Nós estamos orgulhosos de sermos seus parceiros no desenvolvimento da economia togolesa".

O Ministro das Minas e Energia da República do Togo, Mr. Dammipi Noupokou expressou: "A energia confiável gerada pela ContourGlobal Togo vai acelerar o desenvolvimento econômico no Togo e nos permitirá aumentar significativamente o acesso a energia por nossa população, empresas locais e indústria. É o primeiro de seu gênero em Togo em termos de magnitude e cooperação com investidores privados no setor de energia. Este projeto é de extrema importância para nós e para a sub-região da África ocidental".

ContourGlobal é uma empresa que desenvolve e opera energia, sediada em Nova Iorque, com aproximadamente 900 empregados em todo o mundo e mais de 1.300 MW de capacidade em operação, em construção, ou em franco desenvolvimento num grupo diversificado de mercados incluindo os Estados Unidos, União Européia, Brasil, Colômbia, Togo, Ruanda, Nigéria e Ucrânia. A empresa desenvolve e opera companhias elétricas e empresas de cogeração em todo o mundo para governos e multinacionais. A ContourGlobal se concentra em mercados de alto crescimento e dem anda subexplorada e nichos inovativos nos mercados desenvolvidos - tais como energia renovável e cogeração(CHP). Na África, a ContourGlobal está atualmente construindo, operando ou desenvolvendo projetos de geração de energia em quatro países: Togo, Nigéria, Ruanda e Quênia. A empresa está também ativamente desenvolvendo projetos adicionais pela África subsaariana. Em conjunto com a ContourGlobal, o Governo do Togo, a Overseas Private Investment Corporation, são participantes e consultores do projeto: Wartsila , ERM, Gide Loyrette Nouel, Shearman & Sterling , Aquereburu & Partners, Allen & Overy, SCP Martial Akakpo, Sargent & Lundy, Afrique Ingenierie Et Experts Consultants, SKM, Marsh & McLennan, Purvin & Gertz, Moore-McNeil, Citibank Trust Services, Ecobank-Togo, and Financial Bank-Togo.

Visite ContourGlobal na internet em www.contourglobal.com FONTE ContourGlobal 12/02/2010 CONTATO: Kathleen Valadez da ContourGlobal, +1-212-610-9148, Kathleen.Valadez@ContourGlobal.com

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host