UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 23h56

Estudo da NAVTEQ: consumidores identificam seu interesse e motivação nas escolhas de navegação pelo celular

Pesquisa global revela que pelo menos 2/3 dos usuários de celular querem uma solução integrada para caminhar e dirigir
CHICAGO, 12 de fevereiro /PRNewswire/ -- A NAVTEQ, líder global no fornecimento de mapas digitais, informações de trafego e dados de localização para soluções de navegação automotiva, dispositivos portáteis, wireless, e soluções corporativas, revelou os resultados de um novo estudo global que foi realizado para avaliar o apelo da navegação móvel entre os consumidores levando em consideração seu conhecimento atual e o uso de aplicativos de navegação pelo celular. O estudo mediu também os níveis de interesse entre os consumidores, assim como algumas das vantagens motivadoras dos aplicativos de navegação específicos para pedestres.
O estudo identificou 4 diferentes motivações comportamentais para o interesse na navegação pelo celular:
(Fotos: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20100211/CG52074-e
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20100211/CG52074-f
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20100211/CG52074-g
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20100211/CG52074-h )
-- Comportamento de quem viaja de casa para o trabalho - Um exemplo são as pessoas que vão de casa para o trabalho a pé ou usando transporte público e que passam 1/3 a 1/2 do seu tempo de viagem aotelefone, podendo ser até mesmo uma necessidade ocasional
-- Comportamento em transporte - Os consumidores na maioria dos países citam a necessidade de mais orientação para o seu transporte para aumentar a eficácia das suas viagens e sua confiança
-- Comportamento ao Telefone Celular - Metade dos entrevistados já tinham acessado orientações de mapas no seu próprio telefone celular enquanto caminhavam, 1/3 enquanto usavam transporte público e 3 entre 4 pessoas em um veículo motorizado
-- Experiência anterior com GPS - Os Consumidores já haviam tido experiências anteriores com a tecnologia de GPS, o que fornece uma base sólida para o interesse nas aplicações adicionais
Em todos os 9 países que fizeram parte do estudo, pelo menos 2/3 dos usuários de telefone celular afirmaram que queriam uma solução integrada para quando estão a pé e quando estão dirigindo. Ao aprofundar as características adicionais específicas para quem está a pé, o estudo descobriu que as características mais importantes eram (em ordem de prioridade):
-- informações sobre transporte público, inclusive dados de tráfego em tempo real
-- "orientação lógica", que pode fornecer atalhos e rotas específicas para pedestres
-- dicas visuais durante a orientação, tais como pontos de referência
-- micro mapas de destinos, tais como aeroportos e shopping centers
Dois terços ou mais dos usuários atuais que acessam mapas ou calculam rotas no seu telefone celular afirmaram que já utilizavam esse recursos há mais de um ano; 1/3 ou mais haviam utilizado esse recursos apenas nos últimos 6 meses*. E o uso diário ou semanal de um aplicativo de navegação em um celular ficou de um pouco acima de 1/3 até cerca de 40% dos consumidores, em comparação com PND ou sistemas embarcados no veículo, que estão chegando a 50%**.
O estudo foi realizado em 9 países em 4 regiões, inclusive Brasil, França, Alemanha, Índia, Rússia, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os mais de 2.000 entrevistados tinham entre 13 e 54 anos de idade, e entre eles haviam "usuários" que acessavam mapas/rotas atualmente por meio do celular, "não usuários" que usam seu telefone celular para obter informações, mas que não estão usando mapas, e consumidores "não engajados", que não usam seu telefone celular para obter informações.
O estudo foi realizado pela Ipsos MediaCT, uma companhia internacional de pesquisa de mercado com base em pesquisas especializadas nas áreas de mídia, conteúdo, telecomunicações e setores de tecnologia.
"Esse estudo global de navegação móvel é o primeiro desse tipo realizado para a NAVTEQ, e estamos muito satisfeitos com as informações sólidas que ele nos permite compartilhar com os nossos clientes para que eles possam avaliar como funcionalidades extra podem se encaixar em seus produtos", disse Jeff Mize, vice-presidente executivo de Vendas da NAVTEQ. "Os consumidores estão querendo experimentar a navegação de várias formas, e um entendimento mais detalhado das suas motivações e dos seus desejos fornecidos por essa pesquisa vai ajudar o nosso setor a desenvolver produtos e serviços ainda mais atraentes."
* variações em 1 a 2 países
** Fonte: Estudo Anual de Rastreamento de Navegação da NAVTEQ, 2009
Sobre a NAVTEQ
. A NAVTEQ é líder global no fornecimento de mapas digitais, informações de trafego e dados de localização que permitem a navegação GPS e plataformas baseadas em localização ao redor do mundo. A NAVTEQ fornece informações completas sobre mapas digitais para alimentar sistemas de navegação automotiva, dispositivos portáteis e wireless, aplicativos de mapeamento baseados na Internet e soluções comerciais e governamentais. A empresa baseada em Chicago foi fundada em 1985 e tem aproximadamente 4.400 funcionários localizados em 195 escritórios e em 44 países.
NAVTEQ é uma marca comercial nos Estados Unidos e em outros países. Todos os direitos reservados.
(Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20060313/NAVTEQLOGO)
FONTE NAVTEQ
12/02/2010
CONTATO: Stella Smith da NAVTEQ, +1-312-894-7614, stella.smith@navteq.com; ou Bob Richter, +1-212-802-8588, bob@richtermedia.com, para a NAVTEQ

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host