UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 11h50

Elefantes: a União Europeia está dando luz verde para novos massacres?

MONTREUX, Suíça, 18 de fevereiro /PRNewswire/ -- Apesar da maciça oposição do Parlamento Europeu   retomada do comércio de marfim dos elefantes, a Comissão Europeia parece cada vez mais propensa a apoiar a anulação de um bloqueio mundial de 1989 na 15ª Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens em Perigo de Extinção(CITES), que será realizada de 13 a 25 de março em Doha. Em 10 de fevereiro, o Parlamento adotou uma Resolução com linguagem muito forte (http://www.presseportal.ch/go2/franzweber1) convocando a União Europeia, que vai negociar como um único bloco na CITES, a não apoiar a reabertura do comércio de marfim e a respeitar o acordo de moratória sobre o marfim, com duração de nove anos e celebrado na 14º encontro da CITES em Haga em 2007.
A Comissão e os estados-membros da União Europeia estão agora muito propensos a ignorar o Parlamento e a apoiar movimentos da Tanzânia e da Zâmbia para reiniciar o comércio do marfim. "Essa é realmente a última tacada para os elefantes na África. A caça devastadora da década de 80, que foi no início controlada pela CITES, é agora tão prevalente que os elefantes africanos estão praticamente extintos em alguns países onde antes viviam", disse Bourama Niagate, diretor de parques e reservas naturais em Mali e co-presidente da Coalizão pelos Elefantes Africanos, composta por 23 governos.

"A União Europeia devia demonstrar mais uma vez a liderança que demonstrou em 2007 quando, sob presidência alemã, mediou uma negociação de onze horas sobre uma moratória sobre o marfim, de nove anos de duração, nas últimas negociações da CITES. É incompreensível que a União Europeia chegue a pensar em reabrir o mercado do marfim. Depois de anos de sossego, está agora dando luz verde para os caçadores matarem os elefantes", disse Vera Weber, diretora da Fondation Franz Weber. "Pedimos urgentemente que a Comissão mude sua posição antes que seja tarde demais para os elefantes africanos", acrescentou.
Vera Weber, FONDATION FRANZ WEBER, 1820 Montreux, Suíça, tel: +41 21 964 24 24, veraweber@ffw.ch - http://www.ffw.ch
FONTE Fondation Franz Weber
18/02/2010
CONTATO: Vera Weber, FONDATION FRANZ WEBER, tel: +41 21 964 24 24, veraweber@ffw.ch

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host