UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/03/2010 - 14h09

Parceria entre CGAP e DFID anuncia dinamização de serviços bancários móveis para os sem banco

Alojado no Banco Mundial, o Programa de Tecnologia CGAP está trabalhando para proporcionar a pessoas pobres meios seguros de enviar, receber e poupar dinheiro WASHINGTON e LONDRES, 11 de março /PRNewswire/ -- O CGAP, um centro de microcrédito independente baseado no Banco Mundial, anunciou hoje uma nova parceria com o Departamento para Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido, para expandir os correntes esforços globais para usar tecnologias de informação e comunicação (ICT, sigla em inglês), especialmente telefones celulares, para ampliar o acesso dos pobres a serviços financeiros básicos. Complementando uma doação, em 2006, da Fundação Bill & Melinda Gates, e recursos do CGAP, o DFID dotará o Programa de Tecnologia CGAP com 8 milhões de libras esterlinas.

"Dar  s pessoas acesso a serviços financeiros pode ajudá-las a se erguer da pobreza. Eu, contudo, estou satisfeito que o Programa de Tecnologia CGAP, apoiado pelo DFID, trabalhará para ampliar o acesso dos pobres a serviços financeiros tais como pagamentos, poupança, salários e seguros. O programa apoiará também a entrega de pagamentos de proteção social em países em desenvolvimento e fará a transferência internacional de remessas mais barata e segura", disse o Ministro do Desenvolvimento do Reino Unido, Gareth Thomas. O anúncio de hoje apóia-se em mais de seis anos de trabalho em serviços bancários móveis e acesso ao crédito. Naquele período, o CGAP forneceu consultoria técnica e financeira a projetos com mais de uma dúzia de provedores na Ásia, África e América Latina para desenvolver soluções bancárias inovadoras, e conduziu avaliações em profundidade de políticas de 13 países. O CGAP também publicou uma série de recomendações oficiais em forma de relatórios ("White papers") focados em modelo de negócios, necessidades do cliente e condições de regulamentação, que podem ser acessados em http://www.cgap.org/technology. "A idéia de que um telefone celular pudesse substituir uma filial bancária saiu do conceito para a realidade num passo incrível. Agora, com o apoio do DFID e da Fundação Bill & Melinda Gates, é hora de ir além desta excitação inicial de poucos anos atrás e mudar para o estágio de finalização do dinheiro móvel, de modo que milhões de pessoas pobres em todos os lugares possam ter acesso formal aos serviços financeiros", disse Stephen Rasmussen, gerente do Programa de Tecnologia CGAP. Tecnologias de comunicação tais ponto de venda de aparelhos e ATMs, mas também notadamente telefones celulares, estão gradativamente conectando pessoas pobres com a grade financeira. Com o suporte técnico CGAP e os recursos da Fundação Bill & Melinda Gates, os parceiros de projeto da CGAP na Índia, Mongólia, Paquistão e as Filipinas criaram o primeiro telefone celular com recurso de contas-poupança dirigidas  s pessoas pobres e sem banco. "A poupança é um serviço financeiro disponível para os pobres altamente negligenciado, e a despeito do que a maioria das pessoas pode pensar, os pobres precisam de um lugar seguro para poupar seu dinheiro", disse Amolo Ng'weno, vice-diretor da Fundação Bill & Melinda Gates. "Telefones celulares e outras soluções tecnológicas de ponta podem levar serviços financeiros de baixo custo  s pessoas pobres, dando a elas oportunidades de construir segurança financeira e melhorar suas vidas".

Notas para editores -- Uma pesquisa do CGAP em 2009 concluiu que há 2,7 bilhões de pessoas no mundo que não têm serviços bancários básicos, o que é importante porque os pobres precisam de meios seguros para enviar, receber e poupar dinheiro. -- A mais bem conhecida doação do DFID para inclusão financeira foi uma doação-desafio para a Vodafone, que ajudou a criar o M-PESA, que em três anos alcançou mais de 8,5 milhões de pessoas com transferência móvel de dinheiro no Quênia. Principais áreas de foco para o programa tecnológico no CGAP -- Ajudar os elaboradores de políticas a desenvolverem regulamentações que apóiem o uso efetivo de tecnologias móveis para inclusão financeira.

-- Explorar os existentes pagamentos do governo e fluxo de remessas, para oferecer serviços bancários a um grande número de pessoas sem banco.

-- Melhorar o conhecimento amplo da indústria e a prática nas áreas de clientes, agentes, modelo de negócios e parâmetros de regulamentação.

-- Demonstrar inovação e escala de projetos de bancos sem filial, resultantes da assistência técnica do CGAP e/ou subvenções.

Fatos sobre o CGAP -- CGAP (Grupo de Consultoria para Assistência aos Pobres) é apoiado por mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações privadas que compartilham a missão comum de aliviar a pobreza e está sediado no Banco Mundial. -- CGAP serve como conselheiro técnico para o G-20, nos esforços do G-20 para promover o uso da tecnologia para ampliar a inclusão financeira. -- Desde 2007, o CGAP formatou 14 projetos em nove países com governos, operadores de telecomunicações, instituições de microcrédito e bancos comerciais. -- CGAP conduziu ou participou com outros em pesquisa de Mercado cobrindo mais de 6.000 usuários de dinheiro móvel no Quênia, Filipinas, Brasil e África do Sul.

Sobre o CGAP O CGAP é um centro independente de políticas e pesquisa, dedicado ao avanço do acesso financeiro aos pobres do mundo. É apoiado por mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações privadas, que compartilham uma missão comum de aliviar a pobreza. Sediado no Banco Mundial, o CGAP fornece inteligência de mercado, promove padrões, desenvolve soluções inovadoras e oferece serviços de aconselhamento para governos, fornecedores de microcrédito, doadores e investidores. Mais em: http://www.cgap.org . Sobre o DFID O Departamento para Desenvolvimento Internacional é o departamento de governo do Reino Unido que administra a ajuda da Grã-Bretanha a países pobres e trabalha para eliminar a pobreza extrema. Você pode achar mais informações em www.dfid.gov.uk. Para CGAP Jim Rosenberg jrosenberg@cgap.org +1 202 473 1084 Una Gallagher Pulizzi upulizzi@cgap.org +1-202 473 8869 Para DFID DFID Press Office +44 (0) 207 023 0600 FONTE CGAP 11/03/2010 CONTACT: Jim Rosenberg, +1-202-473-1084, jrosenberg@cgap.org , Una Gallagher Pulizzi, +1-202-473-8869, upulizzi@cgap.org, ambos de CGAP; ou DFID Press Office, +44 (0) 207 023 0600

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host