UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/03/2010 - 21h26

Relatório de Atividades 2009 CODIM

São Paulo, 18 de março de 2010 - O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), que em 2009 completou seu quinto ano de atividade, resume a seguir as suas atividades neste período.

O Comitê surgiu em abril de 2005, formado então por oito entidades, com o intuito de orientar as companhias abertas brasileiras no caminho de uma maior padronização das melhores formas de divulgação de informações e assim contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais. O Comitê tem desde sua criação a Coordenação de Geraldo Soares representante do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Haroldo R. Levy Neto, da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

Atualmente, nós somos dez entidades representativas do mercado de capitais brasileiro, com dois membros cada uma: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCOR (Associação Nacional das Corretoras de Valores Câmbio e Mercadorias), BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro), CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), além da APIMEC e do IBRI, que atuam como coordenadores. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) participa, ainda, como membro observador.

O Comitê elaborou neste período sete pronunciamentos conforme listados a seguir com os seus respectivos relatores: â?¢ Período de Silêncio antes da Divulgação Pública das Demonstrações Contábeis (nº 7) - Haroldo Reginaldo Levy Neto (APIMEC) e MarcoAntonio Muzzili (IBRACON) - 22/set/2009, â?¢ Release (nº 6) - Hélio Garcia (IBRI) e Alexandre Oliveira (CFC) - 05/mar/2009, â?¢ Ato ou Fato Relevante (nº 5) - Edison Garcia (AMEC) e Marcos Sanches (IBRACON) - 27/Nov/2008, â?¢ Guidance (nº 4) - Geraldo Soares (IBRI) e Edna Holanda (BM&FBOVESPA) - 17/abr/2008, â?¢ Reuniões Restritas (nº 3) - Hélio Garcia (IBRI) e Edina Biava (ABRASCA) - 26/nov/2007, â?¢ Apresentações Públicas Periódicas (nº 2) - Lígia Montagnani (APIMEC) e Eduardo Lobo Fonseca (ANCOR) - 13/jul/2007 e â?¢ Teleconferências (nº 1) - Geraldo Soares (IBRI) e Haroldo R. Levy Neto (APIMEC) - 05/out/2005.

Para que os pronunciamentos realmente representem aquilo que o mercado quer, cada tema é discutido cuidadosamente e tem a aprovação dos membros do Comitê para a elaboração da minuta, que é submetida   audiência restrita junto  s entidades-membro, e em seguida, levada   audiência pública, etapa mais relevante para se poder ouvir todos os públicos interessados. Ao fim dessas etapas o CODIM revisa as sugestões e formula o Pronunciamento de Orientação sobre o tema. Na etapa final e mais importante é solicitado que as entidades-membro contribuam para a divulgação e apoio para que todos demandem das empresas essas práticas.

São também, enviados comunicados a todas as entidades de mercado dando conhecimento e pedindo o mesmo empenho. O CODIM, através de seus coordenadores se coloca   disposição das entidades para troca de idéias e para incentivá-las na divulgação e na demanda das melhores práticas pelos seus associados.

Com o intuito de obter a mais ampla divulgação para um público diversificado e cada vez mais exigente, fazemos a emissão dos Pronunciamentos e os divulgamos através de coletivas de imprensa. Além disso, contamos também a título de colaboração, com o envio de nossos pronunciamentos por meio da PR Newswire a mais de 25 mil usuários do sistema e com a THEMEDIAGROUP, que nos auxiliou na criação e que continua colaborando na manutenção do site do CODIM, que possibilita o acesso aos pronunciamentos e  s informações rel ativas ao funcionamento do Comitê. O processo de divulgação e transparência é complementado com o atendimento a jornalistas dos principais veículos de comunicação, a eventos e reuniões com entidades membro, outras entidades do mercado e a CVM, quando temos representado e divulgado o Comitê e seus objetivos. Isto tudo tem consolidado a importância do Comitê e dos seus pronunciamentos para a melhora constante das práticas de divulgação das companhias.

O CODIM promoveu 33 reuniões entre os seus membros para conseguir finalizar esses sete pronunciamentos. Enviou ainda, algumas orientações diretamente a empresas sugerindo a mudança de práticas de divulgação sobre temas a respeito dos quais já emitimos pronunciamentos, além de parabenizar algumas empresas que já adotaram as orientações do CODIM em suas divulgações. Durante o ano de 2009 foram 27 cartas enviadas sugerindo adequações aos Pronunciamentos do CODIM, sendo 21 relativas ao Pronunciamento de Orientação: Período de Silêncio antes da Divulgação Pública das Demonstrações Financeiras e 6 relativas ao Pronunciamento de Orientação: Teleconferências, além de 2 saudando pela correta adoção dos procedimentos sugeridos pelo Comitê. O retorno a estas orientações por parte das empresas tem sido muito bom, na medida em que aquelas que recebem as cartas têm aderido  s práticas sugeridas. Em 2009, emitimos dois pronunciamentos: Release e Período de Silêncio antes da Divulgação Pública das Demonstrações Contábeis. Estamos discutindo e reorganizando os próximos temas, seus relatores e o cronograma de trabalho. Para isto, os coordenadores estão visitando as entidades-membro e trazendo as sugestões que serão discutidas pelos membros e priorizadas.

Os próximos Pronunciamentos já em andamento são: â??Melhores Práticas de Divulgação de Resultados Periódicosâ?? e â??Política de Divulgação da Remuneração dos Administradoresâ??.

A seguir detalhamos as informações complementares das atividades do CODIM.

Cordialmente, Coordenadores: Haroldo R. Levy Neto e Geraldo Soares Apoio Administrativo: Fabiana Ferreira Barbosa e Salim Ali www.codim.org.br Participantes do Comitê Entidade Participantes do Comitê APIMEC (Coordenadora) Haroldo Reginaldo Levy Neto (Coordenador) Ligia Silva Leite Montagnani (sub-coordenador) IBRI (Coordenador) Geraldo Soares (Coordenador) Helio Garcia (sub-coordenador) ABRASCA Elizabeth Benamor Edina Biava ANBIMA Mara Limonge Macedo (Fernando Spinetti até 10/2009) Leandro Micotti (Isabel Cunha até 12/2009) ANCOR Carlos Alberto de Souza Barros AMEC Edison Garcia Walter Albertoni BMF&BOVESPA Cristiana Pereira (Wang Jiang Horng até 02/2009) Edna Holanda CFC José Aparecido Maion Alexandre Queiroz de Oliveira IBGC Charles Holland Alberto E. Whitaker IBRACON Marco Antonio Muzilli Marcos Venicio Sanches Membro-observador do CODIM: CVM Elizabeth Machado Cláudia Hasler Atividades do CODIM em 2009 1-Reuniões realizadas: â?¢ 12/02 - 16h00 - via teleconferência â?¢ 12/03 - 16h00 - via teleconferência â?¢ 26/03 - 12h00 - via teleconferência â?¢ 15/05 - 11h00 - Reunião do CODIM com o Colegiado da CVM para discutir o Pronunciamento â??Política de Divulgação da Remuneração dos Administradores (na CVM SP) â?¢ 21/05 - 16h00 - via teleconferência â?¢ 03/09 - 16h00 - Sede do IBRI â?¢ 17/09 - 16h00 - via teleconferência â?¢ 30/11 - 16h00 - Sede do IBRI â?¢ 08/12 - 19h00 - Jantar - Restaurante Cantaloup 2-Pronunciamentos de Orientação Divulgados e respectivas Coletivas de Imprensa: â?¢ Pronunciamento nº 6 - RELEASE - coletiva realizada em 05/03/2009 - 10h00 - Sede do IBRI â?¢ Pronunciamento nº 7 - PERÍODO DE SILÊNCIO ANTES DA DIVULGAÇÃO PÚBLICA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - coletiva realizada em 22/09/2009 - 10h00 - Sede do IBRI 3-Tema em discussão â?¢ â??Melhores Práticas de Divulgação de Resultados Periódicosâ?? - iniciando Audiência Pública.

â?¢ â??Política de Divulgação da Remuneração dos Administradoresâ?? - em fase final para a emissão.

Assessoria de Comunicação do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - Digital Assessoria Comunicação Integrada Rodney Vergili e Jennifer Almeida (11) 5081-6064 / (11) 5579-2918 rodney@digitalassessoria.com.br / jennifer@digitalassessoria.com.br

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host