UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 15h39

Mônica Serra fala sobre prevenção de câncer e ação social em entrevista   TVSA

Na busca pela conscientização da prevenção do câncer de mama, a presidente do Instituto "Se Toque", conta como a associação atua e destaca que já há projetos de expansão para o Brasil e exterior.

São Paulo, 25 de março de 2010 - Fundado e presidido por Mônica Serra, primeira-dama do estado de São Paulo, o Instituto "Se Toque" é uma organização sem fins lucrativos, fundada há cinco anos com o objetivo de realizar campanhas sociais que estimulem a saúde e a vida. Por meio de informação e educação, mobilizam a sociedade em geral, o público feminino e principalmente as crianças, para os principais cuidados que promovem saúde preventiva com olhar atento ao câncer de mama.

Mônica relata que o Instituto surgiu da necessidade de promover programas que colaborem nas mudanças de hábitos para gerar vidas mais saudáveis e que para isso, o melhor caminho é ensinar os pequenos que desde cedo é preciso estar atento a saúde. "A mãe ensina a criança a lavar as mãos, a escovar os dentes. Por que não ensinar a fazer o auto-toque?", destaca a entrevistada. Com ações educativas de estímulo a saúde, o Instituto tem dois projetos em andamento que visam não só a propagação de informações de qualidade de vida e cuidados contra o câncer, como também o acompanhamento de exames e tratamentos da doença, em parceria com o Hospital Vila Nova Cachoeirinha e Hospital Evaldo Cruz.

Fechar as portas para o câncer é o objetivo da associação que, para o futuro, prevê a implantação do "Se Toque Móvel", um mamógrafo acoplado a um caminhão que levará com mais rapidez a possibilidade das mulheres realizarem a mamografia. Mônica afirma que o equipamento "vai chegar até a população no momento de mais sensibilidade, pois é difícil para uma mulher saudável, pedir dispensa do trabalho para ir ao médio simplesmente verificar se está tudo certo". Diante disso, o instrumento deve colaborar para prevenção mais enfática do câncer e para o atendimento em diferentes regiões. "Já tivemos interesse não somente de outros estados como também de outros países (...) como o Panamá, onde fui convidada para saber como o programa funciona", completa.

O objetivo final do Instituto é criar uma cultura de prevenção e evitar que mulheres e homens sofram com tratamentos ou procedimentos contra o câncer de mama, que podem ser evitados caso a doença seja descoberta precocemente. Para saber mais e assistir a entrevista na íntegra acesse: http://www.tvsa.tv.br/play/f7162100-7e69-44b0-91f7-17ba63014f38 Sobre a TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo Instituto Conteúdo Responsável (ICR), com toda a programação, focada na apresentação de ações sustentáveis e inclui entrevistas, cobertura de eventos e noticiários. A TVSA pode ser acessada pelo portal e também através de celulares Iphone.

O Instituto Conteúdo Responsável (ICR) nasceu da preocupação em oferecer informação socioambiental responsável que pudesse ser encontrada de maneira organizada, fácil de entender e em um modelo que possibilitasse a divulgação justa. O Instituto tem como missão comunicar conteúdo socioambiental responsável, organizando informações, linguagens e tecnologias, para estimular o diálogo crítico, consciente e gerar atitudes cidadãs.

"Porque qualquer ação só produz efeito se for amplamente divulgada" Mais Informações: www.tvsa.tv.br www.conteudoresponsavel.org.br

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host