UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/04/2010 - 16h05

Star Scientific anuncia colaboração com o Roskamp Institute na descoberta do Beta-amyloid e no Mal de Alzheimer

GLEN ALLEN, Virgínia, 9 de abril /PRNewswire/ -- A Star Scientific (Nasdaq: CIGX) anunciou hoje ter completado um "Acordo de Pesquisa e Direito de Comercialização" com a SRQ Bio, LLC, afiliada do Roskamp Institute, sob a qual o Institute conduzirá a pesquisa em cima de um complexo desenvolvido em parceria com a Rock Creek, a subsidiária farmacêutica da companhia, e que os pesquisadores médicos do Institute acreditam possa ter uma aplicação no tratamento do mal de Alzheimer. Testes preliminares do complexo produziram resultados promissores quando aplicados  s células, e o complexo está sendo explorado também por sua aplicação para tratar de uma variedade de condições neurológicas, incluindo as do Alzheimer. Testes preliminares executados pelo Roskamp Institute mostram que, quando o complexo desenvolvido pela Rock Creek é aplicado  s células, o B-amyloid é reduzido. O complexo também parece encorajar o crescimento de novas células dos neurônios. Os resultados em células não necessariamente se traduziram em testes humanos, e é preciso que um trabalho adicional seja completado a fim de determinar se o complexo terá significativos efeitos na diminuição de B-amyloid nos seres humanos. Há atualmente 5,3 milhões de americanos vivendo com mal de Alzheimer e, a cada 70 segundos, alguém nos Estados Unidos da América desenvolve o mal de Alzheimer. Em 2010, haverá aproximadamente 500.000 novos casos por ano. Infelizmente, o mal de Alzheimer é a sexta maior causa de morte no país. De 2000 a 2006, as mortes decorrentes do mal de Alzheimer subiram 47,1%.
(Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20090317/STARSCIENTIFICLOGO)
Paul L. Perito, presidente e CEO da Rock CreekCEO, comentou que "a década de pesquisa de Jonnie R Williams para encontrar maneiras inovadoras para reduzir os prejuízos relacionados ao fumo levaram casualmente   descoberta de um complexo que respeitados e bem informados pesquisadores médicos do Roskamp Institute acreditam possa desempenhar um papel preponderante no tratamento de uma variedade de condições neurológicas, incluindo o mal de Alzheimer, que tem sido o principal foco do Roskamp Instituto desde a sua formação".

À luz da execução de um detalhado acordo de pesquisa e direito de comercialização, a Rock Creek antecipa uma colaboração próxima entre o médico e professor-doutor Michael Mullan, e Fiona Crawford, professor-doutora, co-diretores do Roskamp Institute, com Curtis Wright, diretor científico e da equipe médica sênior da Rock Creek, diretor interino de saúde pública, bem como sub-diretor da Divisão de Anestésicos, Analgésicos e Abuso de Drogas do Órgão de Controle de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA).
O Roskamp Institute, sediado em Sarasota, Flórida, utiliza um amplo espectro de abordagens para descobrir novos e efetivos tratamentos para o mal de Alzheimer. Os trabalhos anteriores dos pesquisadores do instituto, Michael Mullan e Fiona Crawford, que agora comandam o Institute, mostraram que certas variações genéticas podem causar ou predispor seres humanos ao mal de Alzheimer, e estas variações genéticas deram aos cientistas pistas sobre o processo do mal de Alzheimer. Estes estudos, em particular, levaram   identificação de uma pequena proteína chamada B-amyloid. Como peça central para o processo da doença, a B-amyloid acumula-se em todos os casos do mal de Alzheimer e, ao fazê-lo, os neurônios são danificados, levando-os ao malfuncionamento, o que se reflete na perda de memória e em outras mudanças cognitivas. O processo, uma vez iniciado, é naturalmente cruel, mas muitas evidências sugerem que, si se pudesse evitar o acúmulo da B-amyloid, a doença poderia ser interrompida. O objetivo da colaboração é trabalhar o mais rapidamente possível para levar ao mercado o primeiro produto capaz de interromper o mal de Alzheimer e de outras doenças neurológicas.
Em março de 2010, Robert Roskamp, individualmente comprou ações da Star Scientific avaliadas em US$1 milhão, e foi emitido uma garantia de equiparação para um igual número de ações, como parte de uma operação de colocação privada. Sob o acordo de pesquisa e direito de comercialização anunciado hoje, a empresa concordou em emitir 100.000 ações ordinárias da SRQ Bio, LLC 100,000 numa colocação privada.

Este comunicado de imprensa contém certas declarações prospectivas dentro do significado do Decreto de Reforma de Litigação de Ações Privadas de 195 (Private Securities Litigation Reform Act of 1995). A Star Scientific, Inc. e suas subsidiárias consolidadas (coletivamente, a "Companhia") tentaram, sempre quando possível, identificar estas declarações prospectivas usando palavras tais como "antecipa", "acredita", "prevê", "espera", "planeja", "pretende" e expressões similares. Estas declarações refletem as atuais crenças da Companhia e são baseadas em informações disponíveis atualmente para isto. Assim sendo, tais declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem causar os atuais resultados da Companhia, o desempenho ou realizações para diferir materialmente daquelas expressas, ou decorrentes, de tais declarações. Estes riscos, incertezas e contingências incluem, sem limitação, os desafios inerentes nas iniciativas de desenvolvimento do novo produto, nas incertezas inerentes no progresso da pesquisa científica, na capacidade da Companhia em obter capital adicional no futuro necessário para manter seu negócio, nas potenciais disputas relativas   propriedade intelectual da Companhia, nos riscos associados   litigação relativos a estas propriedades intelectuais, aos potenciais atrasos na obtenção de quaisquer aprovações necessárias do governo dos produtos de tabaco da Companhia com baixos índices de carcinógenos, aceitação do mercado de produtos de tabaco sem fumaça da Companhia, concorrência das companhias com maiores recursos do que a Companhia, a decisão da Companhia em não se juntar ao Acordo de Pagamento Master ("MSA", na sigla em inglês), a dependência da Companhia de seus principais funcionários e em seus relacionamentos estratégicos com a Brown & Williamson Tobacco Corporation em virtude de sua combinação com a RJ Reynolds Tobacco Company, Inc.
Embora a Companhia acredite que as expectativas estejam refletidas em tais declarações prospectivas, baseadas em hipóteses razoáveis, não pode dar garantias de que as expectativas serão atendidas ou de que qualquer desvio não se materializará. Veja a discussão adicional sob "Fatores de Risco" no Formulário 10-K, do Relatório Anual da Companhia, preenchido para a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) em 16 de março de 2010, e outros fatores detalhados de vez em quando em outras petições da Companhia junto   SEC, disponíveis em www.sec.gov . Todas as informações contidas neste comunicado estão atuais até esta data e a Companhia não assume nenhuma obrigação de atualizar ou informar sobre tais declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias após a data deste comunicado de imprensa ou para refletir a ocorrência de eventos imprevistos.
Sobre a Star Scientific
A Star Scientific é uma companhia voltada para a tecnologia com a missão de reduzir o prejuízo associado ao tabaco em todos os níveis. Está engajada no desenvolvimento de produtos dissolvíveis de tabaco sem fumaça que possuem menos toxinas carcinogênicas, principalmente através da utilização da inovadora tecnologia de curtir o tabaco, chamada StarCured(R).
Por intermédio da subsidiária Rock Creek Pharmaceuticals também está envolvida no desenvolvimento de nutracêuticos, bem como de produtos direcionados  s desordens neurológicas e de temperamentos. A Star Scientific tem seu escritório corporativo e de vendas em Glen Allen, Virgínia, e o escritório executivo, científico e de assuntos regulatórios em Bethesda, Maryland, e uma fábrica em Chase City, Virgí nia. A Rock Creek tem escritórios científicos e de pesquisa em Gloucester, Massachusetts, e o escritório regulatório em Washington.
Veja o website da Star em http://www.starscientific.com .

Contato:
Sara Troy Machir
Vice-presidente de Comunicações e Relações com o Investidor
smachir@starscientific.com
(301) 654-8300
FONTE Star Scientific, Inc.
09/04/2010
CONTATO: Sara Troy Machir, Vice-presidente de Comunicações e Relações com o Investidor, +1-301-654-8300, smachir@starscientific.com

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host