UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 16h27

A GSMA recebe dois prêmios na cerimônia dos Prêmios de Inovação da Global Telecoms Business

- A iniciativa OneAPI e o PathFinder da GSMA são reconhecidos como inovação da indústria das comunicações móveis LONDRES, 15 de junho /PRNewswire/ -- A GSMA recebeu dois prêmios na 4ª edição anual dos Global Telecoms Business Innovation Awards (Prêmios de Inovação da Global Telecoms Business) realizada em 8 de junho de 2010 no Park Lane Hotel, em Londres. O piloto da iniciativa OneAPI da GSMA, implementado pela TELUS, Rogers Communications e Bell Mobility em parceria com a GSMA e a Aepona, recebeu o prêmio de 'Inovação em Aplicativos Móveis' enquanto a Xconnect, em parceria com a GSMA, recebeu o prêmio 'Inovação em Conexão Móvel' por seu SuperQuery para roteamento de tráfego de IP entre provedores de serviço, o qual usa o Serviço PathFinder da GSMA.

"Estamos muito felizes por termos sido reconhecidos mais uma vez pela publicação Global Telecoms Business e pelo painel de juízes tanto pela iniciativa OneAPI da GSMA quanto pelo nosso Serviço PathFinder", comentou Michael O'Hara, Executivo-Chefe de Marketing da GSMA. "Trabalhando de perto com nossos membros, estamos na vanguarda da inovação dentro da indústria das comunicações móveis e juntos somos fundamentais para impulsionarmos o crescimento da indústria das comunicações móveis".

A cerimônia dos Prêmios de Inovação da Global Telecoms Business acontece há quatro anos e a cada ano atrai centenas de indicações dos leitores da publicação. Os vencedores representam os projetos mais inovadores da indústria em todo o mundo em cinco principais categorias: inovação em infraestrutura fixa; inovação em infraestrutura sem fio; inovação no serviço de vendas no atacado; inovação no serviço de negócios e inovação no serviço para clientes.

Alan Burkitt-Gray, Editor da Global Telecoms Business, comentou, "A ideia destes prêmios é celebrar a inovação que observamos na indústria das comunicações móveis e para homenagearmos a diferença que as companhias estão fazendo em todo o mundo. Os excelentes projetos nos quais a GSMA está envolvida, pelos quais foi reconhecida por nós, são um reflexo deste serviço para a indústria".

OneAPI da GSMA A OneAPI da GSMA é uma iniciativa que torna fácil para os desenvolvedores de aplicativos o acesso   rede e aos ativos de cobrança de múltiplas operadoras. Através da iniciativa OneAPI da GSMA, a GSMA está promovendo a adoção de um conjunto de APIs (interfaces de programação de aplicativos) comuns, leves e amigáveis com a Web para proporcionar aos desenvolvedores de aplicativos fácil acesso  s capacidades da rede das operadoras de comunicações móveis. O piloto canadense da parceria da iniciativa OneAPI foi lançado pela GSMA, TELUS, Rogers Communications, Bell Mobility e Aepona em fevereiro de 2010. O piloto marca a primeira vez em que os desenvolvedores puderam ter acesso comercial aos ativos da rede de múltiplas operadoras, a partir de uma única porta de comunicação, de maneira simples e consistente, usando a iniciativa OneAPI da GSMA.

Serviço PathFinder da GSMA O PathFinder é baseado na tecnologia Carrier ENUM da GSMA e age como um diretório central onde as operadoras podem compartilhar endereços de linhas móveis e fixas para permitir o roteamento rápido e efetivo em relação aos custos de pacotes de voz, mensagens instantâneas, serviços de multimídia, e-mail e vídeo. O PathFinder racionaliza e simplifica a entrega de serviços baseados em IP através da identificação do endereço de IP direcionado ao número de telefone dos aparelhos móveis individuais, telefones de linha fixa e aparelhos de IP. A parceria entre a XConnect e a GSMA já existe por mais de um ano e permite a interoperabilidade entre os Serviços de Registro ENUM da Xconnect e o PathFinder, o serviço de tradução de números da GSMA. O acordo permite que os clientes da Xconnect consultem o PathFinder para informações sobre o roteamento de chamadas e também permite que seus números sejam publicados na comunidade Carrier ENUM da GSMA.

Sobre a GSMA A GSMA representa os interesses da indústria mundial das comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA une cerca de 800 operadoras de comunicações móveis de todo o mundo, bem como mais de 200 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA se concentra na inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus associados, todas com o objetivo final de impulsionar o crescimento da indústria das comunicações móveis.

Para mais informações, visite o Mobile World Live (Mundo Móvel ao Vivo), o novo portal on-line para a indústria das comunicações móveis, no endereço http://www.mobileworldlive.com ou o Web Site corporativo da GSMA, no endereço http://www.gsmworld.com .

FONTE GSMA 15/06/2010 CONTATO: Daniel Lowther, +44-7747-636-687, press@gsm.org
Hospedagem: UOL Host