UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 12h12

Ex-Im Bank assina acordo estrutural com o banco brasileiro de desenvolvimento BNDES

WASHINGTON, 1 de Julho /PRNewswire/ -- O Export-Import Bank dos Estados Unidos (Ex-Im Bank) anunciou que assinou um acordo estrutural com o banco brasileiro de desenvolvimento (BNDES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fim de buscar oportunidades para juntos promoverem investimentos e projetos no Brasil que irão beneficiar exportadores dos EUA e empresas brasileiras.
O Ex-Im Bank e o BNDES concordaram em reforçar seus laços institucionais e trabalhar em conjunto a fim de identificar programas, setores, transações e esforços de marketing específicos onde cada instituição possa contribuir para a expansão das oportunidades de negócios nos Estados Unidos e no Brasil.
"O Brasil é um dos mercados mais promissores do mundo para os exportadores dos EUA. Estamos empolgados sobre esse acordo estrutural com o BNDES, o qual ajudará empresas em nossos países a perceberem o grande potencial do comércio americano-brasileiro", afirmou o Chairman e Presidente do Ex-Im Bank, Fred P. Hochberg.
"O acordo vem num momento muito oportuno. A economia do Brasil está crescendo a um ritmo bastante forte, e nós nos tornamos um importante participante no cenário mundial, o que traz novas oportunidades. Estamos certos que podemos trabalhar em conjunto e encontrar meios para aumentar ainda mais nossa cooperação e laços comerciais", afirmou o Presidente do BNDES Luciano Coutinho.
O BNDES é uma empresa pública federal ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil. Seu objetivo é fornecer financiamento em longo prazo que visa ao fomento do desenvolvimento do Brasil. Desde sua fundação em 1952, o BNDES tem financiado atividades industriais e de infraestrutura de grande escala e apoiado investimentos na agricultura, comércio e indústrias de serviço. O BNDES também tem apoiado investimentos públicos em educação, saúde, saneamento e transporte público.
O Ex-Im Bank, uma agência governamental federal independente e auto-sustentável, ajuda a criar e manter empregos norte-americanos, preenchendo as lacunas no financiamento de exportação e reforçando a competitividade da exportação norte-americana. O Banco fornece uma variedade de mecanismos de financiamento, inclusive garantias de capital de giro para ajudar pequenos e médios negócios norte-americanos, seguro de crédito de exportação para a proteção contra não pagamentos de compradores estrangeiros, e garantias de empréstimo e empréstimos diretos para assistir compradores estrangeiros de bens e serviços norte-americanos.
No ano fiscal de 2009, o financiamento total do Ex-Im foi de $21 bilhões, e as autorizações de assistência a exportações de pequenas empresas atingiram uma marca histórica de $4,4 bilhões, quase 21 por cento das autorizações totais.
O Ex-Im Bank aprovou $285 milhões para exportações norte-americanas ao Brasil no ano fiscal de 2009, incluindo financiamento para aeronaves comercias, locomotivas a diesel e equipamentos de telecomunicações fabricados nos EUA.
Em fevereiro de 2010, o Ex-Im Bank autorizou uma linha de garantia de crédito de médio prazo de $308 milhões conforme seu acordo preliminar de $2 bilhões com a companhia nacional de petróleo, Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). De acordo a linha de crédito, o Ex-Im Bank irá garantir empréstimos de médio prazo pelo JP Morgan Chase de Nova Iorque, N.Y., que financiará exportações de equipamento e serviços norte-americanos para a Petrobras. O financiamento está sendo antecipado para assistir vendas importantes de grandes exportadores norte-americanos e de pequenas empresas fornecedoras.
No final de maio de 2010 (primeiros oito meses do ano fiscal de 2010), o Banco autorizou aproximadamente $16,3 bilhões em empréstimos, garantias e seguro - um aumento de 50 por cento em relação ao mesmo período fiscal de 2009 e um aumento de 150 por cento em relação ao mesmo período fiscal de 2008. Para mais informações, visite o site do Ex-Im Bank em www.exim.gov .
FONTE Export-Import Bank of the United States
01/07/2010
CONTATO: Linda Formella, +1-202-565-3200
Hospedagem: UOL Host