UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 22h18

Doe Run Peru avança em direção da reabertura das operações no Complexo Metalúrgico de La Oroya

Apoio necessário dos credores da Doe Run Peru está 'dentro do alcance'
LIMA, Peru, 5 de agosto /PRNewswire/ -- A Doe Run Peru (DRP) anunciou hoje que está intensificando seus esforços para a solução global de reiniciar operações no Complexo Metalúrgico de La Oroya.

A DRP anteriormente assinou uma carta de intenções a qual concede uma linha de crédito de US$ 100 milhões e o fornecimento de concentrados juntamente com a Glencore International AG, conforme anúncio feito em 1 de março deste ano. A solução global exige, em parte, que a DRP apresente garantias apropriadas, não somente para a Glencore mas também para os credores e para o governo peruano.
Entretanto, a DRP inesperadamente enfrentou dificuldades na finalização do financiamento como resultado de um processo pendente de falência. A companhia está trabalhando, junto com seus credores, para resolver estas questões através de uma reestruturação acelerada para assegurar um plano de negócios viável e sustentável para o bem de todas as partes interessadas. Este apoio necessário dos credores está dentro do alcance e a DRP continua a trabalhar de perto com seus credores para resolver as questões atuais em nossos esforços de reiniciar as operações em La Oroya através de um processo de reestruturação.

A DRP contratou especialistas locais e internacionais para avaliarem a implementação do restante do projeto do Plano de Ajuste e Gestão Ambiental (PAMA) em La Oroya. Estes especialistas estão analisando e atualizando as cronologias técnicas e financeiras, para compensar pelo atraso na reabertura da instalação. A DRP continua comprometida com a conclusão do último dos nove projetos ambientais após a reabertura da instalação em La Oroya.

Durante o período intermediário, até que os procedimentos de falência sejam resolvidos, a DRP anunciou que a companhia continuaria a pagar os trabalhadores de La Oroya 70% dos salários durante a paralisação, exatamente como vem fazendo até o presente.

O plano da companhia é baseado em fundamentos muito fortes de negócios, incluindo tecnologia integrada para maximizar o valor adicionado no Complexo Metalúrgico de La Oroya, nossa força de trabalho altamente especializada e aumentos significativos nas reservas de minério recentemente descobertas na mina de cobre de Cobriza, o que irá aumentar a produção atual de concentrado para mais de 100.000 toneladas cúbicas por ano. Estas vantagens competitivas irão assegurar a conclusão dos projetos ambientais e o pagamento completo de nossos credores em um curto período de tempo.

A DRP aprecia a contínua paciência de seus trabalhadores, dos residentes de La Oroya e das comunidades circunvizinhas, das regiões centrais e do Peru na medida em que a DRP continua a trabalhar com sua parceira estratégica, seus credores e com o governo peruano para retomar as operações em La Oroya. A resolução destas questões permitirá que a companhia conclua os projetos ambientais de maneira oportuna, devolva os empregos para a comunidade local e continue a contribuir para com a economia e o desenvolvimento do Peru.

FONTE Doe Run Peru
05/08/2010
CONTATO: Jim McCarthy da Doe Run Peru, +1-202-333-8810
Hospedagem: UOL Host