Christine Lagarde é a primeira mulher a dirigir o FMI
A primeira a mulher a dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, é francesa e tem 55 anos. Ela assume a entidade após o escândalo sexual que envolveu o ex-diretor-gerente do FMI Dominique Strauss-Kahn.
A advogada por formação era ministra da Economia, Indústria e Emprego da França desde 2007. Durante a campanha para o FMI, Lagarde visitou diversos países, entre eles o Brasil, do qual recebeu apoio.
Filha de professores, a nova diretora-gerente do FMI trabalhou por mais de 20 anos em um dos mais importantes escritórios de advocacia dos EUA, o Baker & McKenzie, de Chicago. Em 2005, foi nomeada ministra da França pela primeira vez.
Lagarde é divorciada e tem dois filhos. Vegetariana, não gosta de bebidas alcoólicas. Enquanto era ministra, costumava ir de bicicleta ao trabalho.
Strauss-Khan foi preso sob suspeita de agressão sexual e perdeu o cargo no FMI, mas nos últimos dias, houve uma reviravolta no caso, com dúvidas sobre a credibilidade da camareira do hotel que o acusou de estupro.
(Com informações de agências de notícias)