UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/07/2011 - 12h32

SP é a 10ª cidade mais cara do mundo para estrangeiros; RJ é a 12ª

Do UOL Economia, em São Paulo

A cidade de São Paulo subiu 11 posições e tornou-se a 10ª mais cara do mundo para um estrangeiro viver. O Rio de Janeiro, por sua vez, subiu 17 postos e está na 12ª posição.

O levantamento é da consultoria Mercer, que comparou o custo de 200 itens (que incluem moradia, transporte, alimentação, vestuário, utilidades domésticas e entretenimento) em 214 cidades espalhadas por todo o mundo.

A pesquisa é desenvolvida para auxiliar empresas multinacionais e governos a definirem os subsídios aos seus funcionários enviados a outros países.

AS 10 CIDADES MAIS CARAS

Posição Cidade País
Luanda Angola
Tóquio Japão
N'Djamena Chade
Moscou Rússia
Genebra Suíça
Osaka Japão
Zurique Suíça
Cingapura Cingapura
Hong Kong Hong Kong
10º São Paulo Brasil

A terceira cidade brasileira que figura na lista é Brasília, que passou da 70ª posição (em 2010) para a 33º neste ano.

A líder do ranking das cidades mais caras é Luanda (Angola) pelo segundo ano consecutivo, seguida por Tóquio, N’Djamena (Chade), Moscou e Genebra. A mais barata é Carachi (Paquistão).

Brasileiras são as mais caras das Américas

São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais caras de todo o continente americano, batendo, inclusive, as dos Estados Unidos.

“Em geral, as taxas de câmbio na América do Sul permanecem relativamente estáveis, com exceção do real brasileiro, que teve significativo fortalecimento diante do dólar americano, e, por isso, as cidades brasileiras subiram no ranking”, afirmou Nathalie Constantin-Métral, pesquisadora sênior da Mercer.

A inflação alta sobre mercadorias e serviços fez com que Caracas também subisse no ranking, da 100ª posição em 2010 para a 51ª.

La Paz (212º), na Bolívia, e Manágua (213ª), na Nicarágua, são as cidades mais baratas na América Latina.

Na 32ª posição, Nova York é a cidade mais cara dos Estados Unidos. Los Angeles (77º) e Chicago (108º) caíram significativamente no ranking (22 e 17 posições, respectivamente).

Veja mais

Hospedagem: UOL Host