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06/10/2011 - 06h00

Grandes redes criam academias de baixo custo; preços vão de R$ 49 a R$ 180

Aiana Freitas
Especial para o UOL Economia, em São Paulo

Grandes redes de academias, acostumadas a atender ao público de alta renda, estão investindo em unidades mais compactas e mais baratas.

As academias de baixo custo oferecem basicamente equipamentos para a prática de musculação, além de esteiras e bicicletas, e têm mensalidades que partem de R$ 49.

O grupo Bodytech vai abrir, no primeiro trimestre de 2012, duas unidades da Fórmula em São Paulo –uma própria, na zona sul da cidade, e outra por meio de franquia, em bairro ainda a ser definido.

O valor da mensalidade varia de R$ 89 a R$ 180. Para efeito de comparação, nas unidades da Bodytech o preço médio é de R$ 300.

O diretor-executivo da rede Fórmula, Mário Esses, diz que as unidades da Fórmula têm entre 400 m² e 800 m² e oferecem o que uma academia tradicional de bairro costuma ter: bicicletas, esteiras e equipamentos para exercícios de musculação, além de algumas aulas coletivas, como a de spinning.

Apesar de possuírem equipamentos semelhantes, têm uma estrutura bem diferente das academias Bodytech, que chegam a se espalhar por 4.000 m² de área e se assemelham a um clube, com piscinas, aulas de dança e lutas e atendimento ao público infantil.

“A ideia é oferecer uma opção para um público que quer mais conveniência por um bom custo-benefício”, diz Esses.

O diretor da Fórmula afirma que a expectativa é levar para a academia uma parte da população que não tinha acesso a bons serviços ou por causa do preço ou porque não encontrava uma boa opção perto de casa. 

Duas unidades já estão em operação no Rio de Janeiro e outras duas serão abertas na cidade no ano que vem. Campinas, no interior paulista, também vai sediar duas academias.

Esteira e bicicleta ergométrica

A rede Smart Fit foi criada por outro grande grupo, o Bio Ritmo, em 2009, de olho também no público que quer fazer musculação e exercícios na esteira e na bicicleta ergométrica. Já conta com 26 unidades espalhadas pelo país e mais dez serão abertas até o fim do ano. Os valores das mensalidades vão de R$ 49 a R$ 69.

A maioria das unidades funciona em bairros de classe AB, como a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mas já existem unidades em funcionamento também em bairros de classe média e em cidades do interior. Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal, sedia uma unidade com foco na classe C.

“O aumento da renda do brasileiro nos últimos anos foi destinado a consumo, e isso é bom para o setor”, diz Edgard Corona, fundador e presidente do Grupo Bio Ritmo.

Setor tem grande potencial de crescimento

A estratégia das empresas é baseada nos números do setor, que mostram que ainda há grande potencial de crescimento no país. Existem hoje, no Brasil, 18.195 academias, segundo os dados da associação que representa o setor. O número só é superado pelo dos Estados Unidos, onde existem 38 mil estabelecimentos.

A quantidade de alunos, porém, ainda é relativamente pequena: com 190 milhões de habitantes, o Brasil tem apenas 5,4 milhões de pessoas frequentando academias. É praticamente o mesmo número de alunos do Canadá, que tem uma população de 35 milhões de pessoas.

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