UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/05/2012 - 19h43

Calculadora compara poupança antes e depois da mudança

Do UOL, em São Paulo

A mudança nas regras da poupança anunciada nesta quinta-feira (3) pelo governo federal faz com que o rendimento da caderneta fique mais baixo se a taxa de juros Selic cair.

O economista Samy Dana, autor do Blog do Samy, do UOL, elaborou uma calculadora que permite ao investidor calcular a diferença de rendimento da poupança dependendo do comportamento da Selic.

Clique aqui para fazer sua simulação. No campo "montante a ser investido", coloque quanto dinheiro você vai aplicar na poupança (no padrão, está R$ 1.000). No campo "Selic", insira a estimativa da taxa de juros (Selic) que desejar (no padrão, está com 8,5%).

Veja os resultados nos campos "Poupança Anterior" (as poupanças antigas, que não sofrem com a mudança) e "Poupança 0,5% + TR ou 70% Selic + TR" (as poupanças novas, que se alteram com as mudanças).

Os campos amarelos são os que podem ser alterados com valor e porcentagem, conforme a aplicação do leitor.

A ferramenta permite, ainda, que a poupança seja comparada com outros tipos de investimento, como no Tesouro Direto, nos fundos de renda fixa e nos CDBs.

A medida prevê que, sempre que a Selic ficar em 8,5% ao ano ou menos, os novos depósitos feitos na caderneta sejam indexados por essa taxa, mais a variação da TR.

Se a Selic permanecer acima de 8,5%, a regra atual permanece: a poupança renderá 6,17% ao ano, mais a TR.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host