UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

Empreendedorismo

22/08/2012 - 06h00

Feira do Empreendedor vem aí; veja 5 dicas para ser expositor

Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo
  • Eugenio Ferrão, diretor geral da Japa Express, acredita em momento favorável para expansão do negócio durante Feira do Empreendedor

    Eugenio Ferrão, diretor geral da Japa Express, acredita em momento favorável para expansão do negócio durante Feira do Empreendedor

Empresários interessados em participar como expositores da Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae - serviço de apoio à micro e pequena empresa -, já podem começar o planejamento.

A feira será entre os dias 25 e 28 de outubro, em São Paulo (SP), e vai reunir empresas de todos os portes, consultores, palestras e seminários com o objetivo de incentivar a abertura de novos negócios. Ao todo, o espaço comportará até 354 expositores e são esperados 50 mil visitantes nos três dias de evento.

Para micro e pequenas empresas, o valor mínimo para alugar um estande de 12m2 é de R$ 2.532, que inclui estrutura básica com uma mesa, três cadeiras, balcão, prateleira, vitrine e iluminação. Já um estande para empresas de médio e grande portes tem custo mínimo de R$ 7.200. 

Participação em feira rendeu parceria duradoura a empreendedor

O empresário Eugênio Ferrão, 49, está otimista para a segunda participação de sua empresa, a Japa Express, na Feira do Empreendedor. Na edição de 2010, ele apresentou uma máquina de fazer sushis e lançou três formatos de franquias de culinária japonesa.

Segundo Ferrão, ainda hoje ele colhe os frutos da primeira participação, quando iniciou conversas com uma rede de supermercados. “Estou próximo de fechar um contrato de parceria para abrir 44 quiosques dentro das lojas do supermercado”, declara.

O empresário acredita que o momento é favorável para a expansão do negócio e a participação na Feira do Empreendedor pode alavancar novos contratos. “O sushi caiu no gosto popular. A alimentação saudável é a pauta do dia e o vento está soprando a nosso favor”, diz.

Expositores apresentam produtos e buscam clientes

De acordo com a consultora do Sebrae-SP Pâmela Yolanda Pizarro, a Feira do Empreendedor tem dois perfis de expositores. O primeiro grupo é formado por empresários com novos produtos ou serviços que buscam clientes. O segundo são empresas que querem expandir o negócio por meio de novas unidades, distribuidores ou franqueados.

Os visitantes do evento também podem ser divididos em dois perfis. “A pessoa física procura um novo negócio para investir e a pessoa jurídica busca uma solução inovadora para algo que ela já faz”, diz.

Feira de negócios exige cuidados do expositor

Participar de uma feira de negócios traz uma série de vantagens para o expositor. Facilita a aproximação com futuros clientes, parceiros e fornecedores, possibilita a exposição da marca e o contato com tendências do mercado e lançamentos dos concorrentes.

Por outro lado, é necessário que o empreendedor tome alguns cuidados. Segundo Pizarro, a saúde financeira da empresa deve suportar a participação no evento e a equipe de atendimento precisa estar preparada para conversas diretas e objetivas com os visitantes.

Antes de fazer a inscrição, é importante observar quantas edições da feira já foram realizadas, a quantidade de marcas que participaram outras vezes e estão retornando e quais são as entidades promotoras e patrocinadoras. “Grandes empresas não colocam dinheiro em eventos furados”, afirma a consultora do Sebrae-SP.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host