UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/10/2012 - 06h00 / Atualizada 23/10/2012 - 17h03

Falta de sorte atrapalha festa de cidade que terá fábrica da BMW

Renan Antunes de Oliveira
Do UOL, em Araquari (SC)
  • A cidade de Araquari, em Santa Catarina, irá receber a 1º fábrica da BMW no Brasil

    A cidade de Araquari, em Santa Catarina, irá receber a 1º fábrica da BMW no Brasil

A confirmação da construção da 1ª fábrica da BMW no Brasil foi notícia em todo o país nos últimos dias, e deveria ter mexido em especial com os 25 mil habitantes da pacata Araquari (195 km ao norte de Florianópolis), em Santa Catarina. Porém, a cidade que foi escolhida para ser a sede da montadora no país não fez festa no dia do anúncio econômico mais importante de sua história.

A chuva e a demora para a confirmação oficial (os moradores já preparam uma festa desde o ano passado) atrapalharam a comemoração.

Com a ausência do prefeito e do vice, que estavam em Brasília (DF), a maior autoridade presente em Araquari era o secretário de Finanças, Marcos Vicente. Ele lamentou a falta de sorte da cidade em um dia tão importante.

“Estávamos prontos desde novembro do ano passado, mas já desmarcamos tantas vezes que na hora certa ninguém mais deu bola”, disse.

Com expediente até as 13h, nem mesmo a prefeitura da cidade estava aberta enquanto as autoridades do Estado e da BMW se reuniam com a presidente Dilma Rousseff.

Localização privilegiada

Localizada entre as cidade de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), Araquari fica a 25km de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina.

Porém, as principais obras de infra-estrutura previstas para a chegada da montadora alemã não devem interferir no centro do município – há planos para duplicar a rodovia para Joinville e a do porto de São Francisco, todos a 30 km.

Índios e empresários disputam terrenos

  • Marcelo Jacob aluga galpões em Araquari (SC)

Ainda sem o início das obras no local, a referência para chegar até a fábrica da BMW é um posto de gasolina, onde se encontram bons salames e sucos de uva da região.

O local onde será construída a fábrica de carros, por enquanto é um descampado próximo ao KM 70 da BR-101, e tem poucos vizinhos. Além de um grupo de índios que reivindica uma área próxima ao terreno da montadora alemã, alguns empresários aproveitam para investir.

Um deles é o empresário Marcelo Jacob, 45, que comprou uma área de 90 mil metros quadrados na estrada entre a BMW e Joinville (SC), e está construindo seis galpões para alugar. "Tudo o que se constrói aqui já tem inquilino", afirma.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host