UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/09/2006 - 07h58

Cautela deve prevalecer antes do fim de semana

Por Juliana Siqueira

SÃO PAULO, 22 de setembro (Reuters) - Os investidores devem evitar grandes apostas nesta sexta-feira, já que é o último fim de semana antes da eleição presidencial. O IPCA-15 foi divulgado equivocadamente no fim da quinta-feira, esvaziando por completo a agenda econômica do dia.

A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,05 por cento em setembro, abaixo do 0,13 por cento esperado por economistas, mostrando que a inflação está sob controle. A divulgação do dado só ocorreria esta manhã, mas acabou sendo antecipada porque um erro fez com que a informação entrasse no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na véspera.

Investidores também vão digerir o resultado das duas pesquisas mais recentes de intenção de voto para a Presidência. Vox Populi e Ibope mostraram na véspera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve sua vantagem sobre o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e continua vencendo já no primeiro turno das eleições.

"Considerando que o presidente Lula ainda mantenha a liderança da corrida presidencial e as pesquisas indiquem que ele deve vencer no primeiro turno, medir como essa crise afetará sua capacidade de reunir apoio político em um possível segundo mandato será crucial", afirmou Marcelo Salomon, economista-chefe do Unibanco em relatório. Segundo ele, investigações legais podem levar a uma "paralisia política" do novo governo, o que poderia ajudar a reduzir as expecativas de crescimento no país.

Outro assunto que será monitorado pelo mercado é a oferta de 12.700 contratos de swap cambial reverso pelo Banco Central, o equivalente a 635 milhões de dólares, que servirá para a rolagem parcial do vencimento de 1,578 bilhão de dólares em swap no dia 2 de outubro. A operação tem efeito de uma compra futura de dólares.

No mercado acionário, a novidade é que as ações preferenciais classe B da Eletropaulo <ELPL6.SA>, distribuidora de energia da região metropolitana de São Paulo, foram precificadas a 85 reais na oferta pública feita para vender a participação da AES Transgás na companhia.

O preço ficou abaixo da cotação em que o papel fechou na quinta-feira, 86 reais, e dos 94 reais em que estava quando o prospecto preliminar da operação saiu, no início do mês. A oferta vai levantar 1,17 bilhão de reais, cifra que pode superar 1,3 bilhão de reais com o exercício do lote suplementar.

Além disso, a VCP <VCPA4.SA> divulgou diretrizes sobre o desempenho do terceiro trimestre. A empresa afirmou que o efeito da taxa de câmbio menor na receita de exportação, aliado ao menor volume de vendas e ao aumento dos custos de produção, devem compensar o aumento de preços no terceiro trimestre e resultar em uma margem Ebitda em torno de 39 por cento, depois dos 41 por cento do segundo trimestre e dos 35 por cento do terceiro trimestre de 2005.

A VCP manteve a expectativa de uma melhora substancial nas margens operacionais este ano em relação a 2005.

Para ler a agenda do dia, clique [nN21188889]

Veja como encerraram os principais mercados na quinta-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar terminou a 2,208 reais, com alta de 1,38 por cento. O volume de negócios no segmento interbancário ficou em 3,481 bilhões de dólares.

BOLSA <.BVSP>

A Bovespa finalizou em baixa de 1,04 por cento, a 34.830 pontos. O giro financeiro foi de 2,704 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

O índice de principais ADRs brasileiros recuou 2,39 por cento, a 17.832 pontos. Os principais destaques ficaram com Banco Itaú <ITU.N>, com queda de 4,58 por cento, e AmBev <ABV.N>, em baixa de 4,53 por cento.

JUROS <0#2DIJ:>

Os contratos de depósito interfinanceiro (DI) subiram na Bolsa de Mercadorias & Futuros. O DI janeiro de 2007 passou de 13,81 para 13,83 por cento. O DI janeiro de 2008 avançou de 13,71 para 13,88 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, caía para 129,063 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 6,629 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

No final da tarde, o risco Brasil subia 17 pontos, para 245 pontos-básicos. O EMBI+ avançava 14 pontos, a 213 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subia e o rendimento cedia a 4,643 por cento, menor nível em seis meses, ante 4,74 por cento no final da quarta-feira.

(Com reportagem adicional de Nathália Ferreira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host