UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/09/2006 - 07h47

PANORAMA1-Mercado monitora dados dos EUA e reta final da eleição

Por Juliana Siqueira

SÃO PAULO, 25 de setembro (Reuters) - Após o susto com a queda da atividade nas fábricas no Meio-Atlântico norte-americano, investidores vão concentrar atenção em outros dados econômicos sobre os Estados Unidos e em uma série de comentários do Federal Reserve esta semana.

"Entendemos que os Estados Unidos estavam desacelerando no mercado imobiliário, que o setor automotivo estava bem fraco. Não estava em discussão se o setor manufatureiro estava desacelerando", alertou Enrique Alvarez, estrategista de América Latina da IDEAglobal, em Nova York.

"Agora a probabilidade é que a economia norte-americana desacelere muito mais rápido que o inicialmente previsto. Ainda é especulação, mas evidentemente isso está pressionando o mercado."

A emoção deve ser grande também no Brasil, com a eleição na reta final. No sábado, pesquisa Datafolha mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém vantagem suficiente para vencer a disputa já no primeiro turno.

Uma semana após o início da crise provocada pela tentativa de compra pelos petistas de um dossiê contra candidatos do PSDB, Lula registrou 49 por cento das intenções de voto, contra 31 por cento do candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

A diferença entre os dois principais candidatos caiu de 22 para 18 pontos nos últimos dez dias.

O mercado também deve reagir à decisão do conselho de administração da mineradora canadense Inco, que anunciou no domingo estar recomendando aos seus acionistas aceitarem a oferta de compra feita pela Vale do Rio Doce <VALE5.SA>.

Nos EUA, a semana começa com dados sobre vendas de moradias existentes, nesta segunda-feira, e novas residências, na quarta --que mostrarão o ritmo da desaceleração nesse segmento.

A confiança do consumidor, na terça-feira, vai medir como o norte-americano se sente no ambiente de desaceleração. A agenda conta ainda com encomenda de bens duráveis, leitura final do Produto Interno Bruto no segundo trimestre e um dos indicadores de inflação preferidos do Fed, o deflator do PCE.

A semana reserva ainda os primeiros comentários de integrantes do Fed desde a manutenção do juro em 5,25 por cento pela segunda vez.

No Brasil, investidores monitoram alguns dados de inflação, como IPC-Fipe na quarta, e IGP-M, na quinta-feira. Na quarta também sai o relatório consolidade das contas públicas.

O Relatório Trimestral de Inflação do BC ainda não tem data definida, mas será acompanhado pelo mercado, já que pode trazer revisão da perspectiva de crescimento.

Para ler a agenda do dia, clique [nN22338954]

Veja como encerraram os principais mercados na sexta-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar terminou a 2,208 reais, estável em relação ao fechamento anterior. O volume de negócios no segmento interbancário foi de 1,67 bilhão de dólares, inferior ao dos últimos dias.

BOLSA <.BVSP>

A Bovespa registrou oscilação negativa de 0,09 por cento, a 34.798 pontos. O giro financeiro foi de 2,048 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

O índice de principais ADRs brasileiros recuou 0,31 por cento, a 17.777 pontos. Os principais destaques ficaram com CPFL Energia <CPL.N>, com queda de 4,11 por cento, e Itaú <ITU.N>, com baixa de 1,78 por cento.

JUROS <0#2DIJ:>

Os contratos de depósito interfinanceiro (DI) interromperam três pregões seguidos de forte alta na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O DI janeiro de 2007 caiu de 13,83 para 13,78 por cento. O DI janeiro de 2008 recuou de 13,88 para 13,71 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, subia levemente, para 129,3 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 6,59 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

O risco Brasil avançou 8 pontos, para 252 pontos-básicos. O EMBI+ subiu 5 pontos, para 217 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subia e o rendimento caía para 4,59 por cento, ante 4,64 por cento no final da quinta-feira.

(Com reportagem adicional de Carolina Montenegro em São Paulo e Walter Brandimarte em Nova York)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host