UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/09/2006 - 13h37

Espanha lança índice FTSE Latibex especializado em Brasil

MADRI, 26 de setembro (Reuters) - A Bolsas y Mercados Españoles (BME) e o grupo de índices FTSE anunciaram na terça-feira o lançamento do FTSE Latibex Brasil, indicador de negociação em bolsa voltado para investidores interessados na principal economia da América do Sul.

O novo índice, que começa a operar em 9 de outubro, é o único denominado em euros que cobre valores brasileiros e classifica as principais ações do país por capitalização de mercado ajustada pelo capital flutuante.

O índice FTSE Latibex Brasil será composto de 13 ações brasileiras.

"É um bom momento para lançar este índice especializado em Brasil, que pretende atrair o interesse dos fundos que investem nos países do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China)", afirmou a diretora-geral do FTSE, Imogen Dillon-Hatcher.

Executivos da bolsa espanhola destacaram que esse índice permitirá a criação de produtos financeiros baseados no indicador, como certificados e fundos cotados em bolsa (denominados de ETFs).

Os gestores do mercado espanhol também prevêem conceder este ano uma licença para negociar ETFs sobre o FTSE Latibex Top e outra licença para vender fundo cotado sobre o novo indicador, o FTSE Latibex Brasil, de acordo com o diretor de renda variável da BME, Jorge Yzaguirre.

A transação com EDFs no mercado espanhol é um fenômeno recente.

Executivos do mercado espanhol adiantaram ainda que, em outubro, espera-se o lançamento de um novo EDF na Espanha sobre o EuroStoxx 50.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host