UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/01/2007 - 07h46

PANORAMA1-Dados dos Estados Unidos dão rumo aos negócios

Por Juliana Siqueira

SÃO PAULO, 3 de janeiro (Reuters) - A quarta-feira pode ser considerada de fato o primeiro dia "útil" do ano, já que o fechamento parcial do mercado norte-americano na véspera, em luto pela morte do ex-presidente Gerald Ford, reduziu o ritmo de negócios em todo o mundo.

A sessão conta com uma série de relatórios econômicos nos Estados Unidos, e o mais importante é a ata da última reunião do Federal Reserve, que sai às 17h (horário de Brasília).

Investidores vão procurar informações sobre como os formuladores da política monetária dos EUA trataram a questão dos riscos inflacionários e evidências de desaceleração do crescimento da economia.

"Não esperamos alteração na essência do documento, ou seja, é muito provável que a autoridade monetária irá manter a mensagem anunciada nas atas anteriores... Ainda é necessário obter mais informações sobre o efeito do aperto monetário no crescimento econômico e no nível de preços", ponderou a consultoria Austin Rating em relatório.

"A tendência é de que os mercados continuem no bom humor observado na semana anterior, com pequenas oscilações de realização de lucros, mas preservando a trajetória de valorização dos ativos."

Também relevante na sessão será o relatório do setor manufatureiro dos EUA (ISM, na sigla em inglês), que analistas esperam que fique abaixo de 50,0 pelo segundo mês seguido, o que indica contração da economia.

Investidores vão monitorar ainda o relatório de gastos com construção nos EUA, para sinais de recuperação do setor imobiliário. No mês passado, o governo norte-americano informou que o gasto caiu além do esperado em outubro. A expectativa de economistas é de que os dados de novembro mostrem a oitava baixa seguida, mas em ritmo menor que no mês anterior.

No Brasil, a agenda não conta com dados relevantes. Na véspera, o Ibovespa atingiu recorde, acima de 45 mil pontos.

Para ler a agenda do dia, clique [nN02320167]

Veja como os mercados encerraram a terça-feira:

CÂMBIO <BRBY>

A divisa norte-americana encerrou na mínima do dia, em baixa de 0,19 por cento, vendida a 2,132 reais.

BOLSA <.BVSP>

O Ibovespa subiu 2,04 por cento e renovou seu recorde em 45.382 pontos. O volume financeiro ficou em 2,1 bilhões de reais.

JUROS <0#2DIJ:>

Os juros de prazos mais longos fecharam o primeiro dia de negócios de 2007 em baixa. O DI janeiro de 2008, por exemplo, caiu a 12,31 por cento ao ano.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subiu e o rendimento recuo para 4,69 por cento.

(Reportagem adicional de Nathália Ferreira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host