UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/01/2007 - 13h20

Usina São Martinho lança ações na Bovespa em fevereiro

SÃO PAULO, 19 de janeiro (Reuters) - A São Martinho, uma das maiores produtoras de açúcar e ácool do país, quer lançar ações na Bolsa de Valores de São Paulo no próximo mês. A oferta, primária e secundária, pode superar 530 milhões de reais.

A empresa aproveita o bom momento do setor sucroalcooleiro e pega carona no sucesso da Cosan <CSAN3.SA>, que estreou na Bovespa no fim de 2005 e rapidamente ganhou liquidez suficiente para entrar no principal indicador da bolsa paulista.

Desde seu lançamento, os papéis da Cosan, maior grupo produtor de açúcar e álcool do Brasil, acumulam alta de 120 por cento, enquanto o Ibovespa <.BVSP> subiu cerca de 37 por cento no mesmo período.

O coordenador da oferta de ações da São Martinho, o UBS Pactual, estima que o preço por ação fique entre 17,50 e 21,50 reais. A operação envolve 18,4 milhões de ações ordinárias e pode incluir ainda os lotes suplementar (mais 15 por cento) e adicional (mais 20 por cento).

Os recursos seriam usados para investimento no projeto da Unidade Boa Vista, em aprimoramento tecnológico e modernização de unidades atuais e potencial expansão por meio de aquisições ou parcerias estratégicas.

A São Martinho tem duas unidades, a Iracema e a São Martinho, localizadas no Estado de São Paulo. É a segunda maior processadora de cana do país, e a segunda maior produtora de álcool, segundo o prospecto da companhia.

O reserva dos papéis vai de 26 de janeiro a 5 de fevereiro. O início das negociações na bolsa paulista está previsto para 12 de fevereiro.

No exercício encerrado em 30 de abril de 2006, a empresa registrou receita líquida de vendas de 793,2 milhões de reais e lucro líquido de 74,3 milhões de reais.

Já nos seis meses encerrados em 31 de outubro do ano passado, a empresa teve receita líquida de vendas de 462,9 milhões de reais e lucro líquido de 58,6 milhões de reais, conforme o prospecto preliminar.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host