UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/02/2007 - 19h05

PANORAMA2-Bovespa se rende a embolso de lucro e BC reanima dólar

Por Nathália Ferreira

SÃO PAULO, 7 de fevereiro (Reuters) - O bom desempenho dos ativos brasileiros no início da semana deu lugar a uma realização de lucros nesta quarta-feira. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo caiu mais de 1 por cento, encerrando abaixo de 45 mil pontos, enquanto uma atuação mais firme do Banco Central fez o dólar subir.

O embolso de lucros na bolsa paulista teve destaque no setor de siderurgia, que avançou significativamente nos últimos seis pregões de alta do mercado. As ações da Gerdau <GGBR4.SA> recuaram 3,8 por cento mesmo depois de a empresa ter anunciado aumento de quase 10 por cento no lucro do quarto trimestre.

A expectativa do mercado por uma atuação mais incisiva do BC no câmbio, diante da menor cotação do dólar em nove meses, se confirmou. A autoridade monetária aceitou 12 propostas no leilão de compra de dólares e fez a moeda norte-americana fechar em alta.

Na mínima do dia, o dólar caiu a 2,080 reais, menor preço desde maio de 2006.

Mas analistas lembraram que o cenário internacional segue favorável aos emergentes e, por isso, a perspectiva é de continuidade dos fortes ingressos no mercado brasileiro, com poucos instrumentos para o BC evitar o recuo do dólar.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou que o governo irá interferir na cotação com "artificialismos". Segundo ele, o câmbio reflete a solidez do Brasil.

Aproveitando o bom ambiente internacional, o país emitiu 1,5 bilhão de reais em bônus denominados em reais, com vencimento em 2028.

"Estava evidente que ia ter essa emissão. Primeiro porque o Tesouro andou comentando as emissões em reais longamente... e também porque as taxas de juros caíram bastante, o que é bom para o governo", comentou o diretor de mercados emergentes de uma corretora em São Paulo.

Veja como encerraram os principais mercados nesta quarta-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar terminou a 2,093 reais, com alta de 0,38 por cento. O volume de negócios no segmento interbancário foi de 2,79 bilhões de dólares.

BOLSA <.BVSP>

A Bovespa encerrou em baixa de 1,68 por cento, a 44.587 pontos. O volume financeiro foi de 4,4 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

O índice de principais ADRs brasileiros caiu 1,32 por cento, a 22.996 pontos.

JUROS <0#2DIJ:>

A maioria dos contratos de depósito interfinanceiro (DI) caiu na Bolsa de Mercadorias & Futuros. O DI janeiro de 2008 recuou a 12,26 por cento, enquanto o DI janeiro de 2009 ficou em 12,14 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, mostrava estabilidade no fim da tarde, a 132,750 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 6,03 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

No final da tarde, o risco Brasil subia 4 pontos, para 184 pontos-básicos. O EMBI+ estava em 170 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, avançava e o rendimento cedia a 4,75 por cento, ante 4,77 por cento no final da terça-feira.

(Reportagem adicional de Daniela Machado e Juliana Siqueira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host