UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

16/02/2007 - 18h19

PANORAMA2-Bovespa e dólar têm leve queda em sessão pré-Carnaval

Por Nathália Ferreira

SÃO PAULO, 16 de fevereiro (Reuters) - A aproximação do feriado de Carnaval diminuiu o ritmo de negócios nos mercados brasileiros. Nesta sexta-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo e o dólar terminaram em ligeira baixa.

Mesmo com a liquidez menor, o Banco Central fez um leilão de compra de dólares no mercado à vista. Segundo cálculos do operador de câmbio de uma corretora, o BC adquiriu pelo menos 550 milhões de dólares.

Na quinta-feira, as reservas internacionais atingiram nova máxima histórica, a 96,74 bilhões de dólares. Só nos primeiros quinze dias de fevereiro, as reservas acumularam alta de 5,65 bilhões de dólares.

A Bovespa acompanhou a fraqueza em Wall Street e investidores aproveitaram a sessão para embolsar os ganhos acumulados na semana. O setor de telecomunicações foi um dos destaques, em meio a diversas notícias sobre a possibilidade de troca de controladores.

A Sonaecom <SNC.LS> aumentou na quinta-feira sua oferta de compra da Portugal Telecom <PTC.LS> de 9,50 euros por ação para 10,50 euros, o que poderia se tornar a maior aquisição na história de Portugal. A Portugal Telecom controla a operadora de telefonia celular Vivo numa joint-venture com a espanhola Telefónica <TEF.MC>.

Na agenda, os investidores acompanharam dados dos Estados Unidos que mostraram forte declínio no ínicio de construção de moradias em janeiro e recuo dos preços ao produtor.

Os mercados brasileiros retomam as operações somente na quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.

Veja como encerraram os principais mercados nesta sexta-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar terminou a 2,092 reais, com queda de 0,10 por cento. O volume de negócios no segmento interbancário foi de 2,63 bilhões de dólares.

BOLSA <.BVSP>

A Bovespa encerrou em baixa de 0,23 por cento, a 45.849 pontos. O volume financeiro foi de 2,69 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

Perto do fechamento, o índice de principais ADRs brasileiros cedia 0,7 por cento, aos 23.158 pontos.

JUROS <0#2DIJ:>

Os contratos de depósito interfinanceiro (DI) encerraram com tendência mista na Bolsa de Mercadorias & Futuros. O DI janeiro de 2008 permaneceu em 12,09 por cento, enquanto o DI janeiro de 2009 teve leve avanço, para 11,91 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, subiu para 133,750 por cento do valor de face, maior nível de sua história, oferecendo rendimento de 5,89 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

No final da tarde, o risco Brasil subia 1 ponto, para 181 pontos-básicos. O EMBI+ estava em 168 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subiu e o rendimento recuou a 4,69 por cento, ante 4,71 por cento no final da quinta-feira.

(Reportagem adicional de Juliana Siqueira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host