UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/03/2007 - 18h30

Ações da BRASIL TELECOM sobem com interesse da Orascom

(Texto atualizado com comunicado da Orascom e cotação de fechamento)

SÃO PAULO, 2 de março (Reuters) - As ações da Brasil Telecom Participações <BRTP4.SA> subiram nesta sexta-feira, com a notícia de oferta de compra de participação na empresa pela operadora egípcia Orascom Telecom.

Os papéis preferenciais da Brasil Telecom encerraram o dia em alta de 1,88 por cento, mas na máxima do dia chegaram a subir mais de 10 por cento. As ações ordinárias --com direito a voto-- terminaram a sessão com valorização de 2,65 por cento, depois de terem subido quase seis por cento no meio dos negócios.

O principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) <.BVSP> terminou o pregão em queda de 2,64 por cento, aos 42.369 pontos.

"Um jornal disse que uma tele egípcia fez uma oferta pela Brasil Telecom", afirmou pela manhã o operador de uma corretora nacional, que prefere não ser identificado, ao explicar a valorização dos papéis.

"Parece que a ordinária está mais que precificada. A preferencial andou caindo muito nesses dias dessa turbulência toda", explicou o operador, referindo-se à forte correção nos mercados financeiros globais nesta semana pelo temor de desaceleração da economia da China e dos Estados Unidos.

A poucos minutos do fim do pregão na bolsa paulista, a operadora egípcia Orascom informou em comunicado que manifestou interesse pela compra da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom.

A analista Luciana Leocádio, na corretora Ativa, comentou que as ordinárias da operadora brasileira de telefonia já avançaram bastante, com o mercado antecipando uma troca de controle.

"Tem um prêmio de 137 por cento da ON em relação à PN, atribuído à expectativa de que em algum momento os atuais controladores da Brasil Telecom vão desinvestir", disse a analista.

"Acho que notícias desse tipo só reforçam a possibilidade de que isso aconteça em algum momento no curto ou no médio prazo", completou a analista.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host