UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/03/2007 - 09h28

Investidores livram-se de ativos de riscos novamente

LONDRES, 5 de março (Reuters) - Investidores nervosos livravam-se de ativos de maior risco novamente nesta segunda-feira, atingindo os mercados acionários mundiais, em meio a um desmonte de apostas especulativas no enfraquecimento do iene diante do fortalecimento da moeda japonesa.

Títulos de dívida de alto rendimento, ouro e outras commodities também eram abatidos, mas a demanda por bônus governamentais considerados seguros é forte.

As bolsas na Europa caíam mais de dois%, seguindo perdas de 3% no Japão e nos mercados emergentes. O iene estava em seu maior nível em três anos, com alta de 1% sobre o dólar. Os preços de metais despencavam de 3% a 4%, enquanto o petróleo caía US$ 1 por barril.

A agitação segue os dias tumultuados que os mercados viveram na semana passada, quando preocupações com a situação dos Estados Unidos e com a economia chinesa foram somadas aos receios envolvendo o chamado carry trade com o iene, o que fez investidores se afastarem de ativos de risco.

Notadamente entre esses mercados estavam as ações, que vinham de um período de forte crescimento no último ano.

"Os mercados acionários tinham subido bastante e quase ininterruptamente desde junho passado e talvez tenham se tornado um pouco caros, criando o clima certo para uma queda", informou o Henderson Global Investors em nota.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host