UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/03/2007 - 18h27

PANORAMA2-Dólar cai pelo 2o dia, Bovespa não mantém recuperação

Por Nathália Ferreira

SÃO PAULO, 7 de março (Reuters) - O dólar recuou pelo segundo dia seguido nesta quarta-feira, mas a Bolsa de Valores de São Paulo não sustentou a recuperação e fechou em baixa de mais de 1 por cento.

O mercado ainda tenta se recompor, em doses homeopáticas, após a turbulência por preocupações com o ritmo de crescimento dos Estados Unidos e da China.

O Livro Bege do Federal Reserve, divulgado nesta tarde, apontou desaceleração do crescimento econômico em várias regiões norte-americanas, mas as pressões inflacionárias sofreram pouca alteração mesmo com o mercado de trabalho apertado. Na sexta-feira, os investidores acompanharão o relatório de criação de postos de trabalho nos EUA --até lá, o tom é de cautela.

"(No Brasil) o mercado está 'de lado', continua à espera de alguma definição do cenário externo", afirmou Francisco Carvalho, gerente de câmbio da corretora Liquidez.

As bolsas de valores norte-americanas encerraram em leve baixa.

Entre os fatores que chacoalharam os mercados na semana passada estão problemas envolvendo o mercado de créditos imobiliários de risco elevado nos EUA e a valorização do iene, que colocou em xeque os ganhos das operações de carry trade --em que o investidor se financia em moeda de baixo custo para aplicar em ativos de alto rendimento.

A moeda japonesa teve novo impulso nesta tarde, depois que o ex-chairman do Fed Alan Greenspan disse que os carry trades com o iene devem se reverter.

No mercado doméstico de câmbio, a entrada de dólares também colaborou para a queda da moeda norte-americana, mesmo com as compras diárias de dólares feitas pelo Banco Central.

Ainda nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia a decisão sobre a taxa básica de juro. A expectativa é de corte de 0,25 ponto, para 12,75 por cento.

Veja como encerraram os principais mercados nesta quarta-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar terminou a 2,113 reais, com queda de 0,19 por cento. O volume de negócios no segmento interbancário foi de 3,94 bilhões de dólares.

BOLSA <.BVSP>

A Bovespa encerrou em baixa de 1,28 por cento, a 42.667 pontos. O volume financeiro foi de 3,35 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

O índice de principais ADRs brasileiros caiu 0,36 por cento, aos 21.376 pontos.

JUROS <0#2DIJ:>

Os contratos de depósito interfinanceiro (DI) recuaram na Bolsa de Mercadorias & Futuros. O DI janeiro de 2008 caiu para 12,01 por cento, enquanto o DI janeiro de 2009 cedeu a 11,86 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, caía levemente no final da tarde, para 133,625 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 5,88 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

No final da tarde, o risco Brasil subia 3 pontos, para 200 pontos-básicos. O EMBI+ estava em 191 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subia e o rendimento caía para 4,5 por cento, ante 4,54 por cento no final da terça-feira.

(Reportagem adicional de Juliana Siqueira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host