UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/04/2007 - 10h53

Tesouro reabre bônus de 2017 e pode captar US$500 milhões

Por Renato Andrade e Nathália Ferreira

SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira a quarta captação de recursos no mercado externo em 2007, numa operação que, segundo fontes, pode trazer 500 milhões de dólares para as reservas internacionais do país.

O Tesouro Nacional informou ter concedido mandato para a reabertura da emissão do bônus da República denominado em dólar com vencimento em 2017.

A primeira emissão do bônus com este vencimento foi feita em novembro do ano passado, quando o governo captou 1,5 bilhão de dólares.

O taxa de retorno para os investidores que compraram o papel em novembro ficou em 6,249 por cento, e o cupom de juros foi fixado em 6 por cento.

Segundo três fontes do mercado ouvidas pela Reuters, a oferta desta terça-feira pode somar 500 milhões de dólares.

O anúncio do Tesouro não causou espanto entre os operadores.

"Não chega a surpreender, tendo em vista que o risco Brasil está batendo nas mínimas históricas, e o ambiente internacional, apesar das incertezas, continua favorável para esse tipo de emissão", afirmou Vladimir Caramaschi, economista-chefe da Fator Corretora.

Nesta manhã, o risco país medido pelo JP Morgan rondava os 166 pontos-básicos acima dos Treasuries. O índice para os mercados emergentes como um todo estava em 164 pontos básicos.

De acordo com o comunicado do Tesouro, a emissão do papel será feita nos mercados norte-americano e europeu, mas o governo brasileiro poderá estender a oferta para o mercado asiático.

"Haverá, portanto, uma divulgação de resultados ao final da emissão nos mercados norte-americano e europeu, e o resultado total atingido pela emissão será anunciado somente depois de concluída a eventual oferta no mercado asiático", informou o Tesouro.

Na prática, isso significa que a conclusão da operação pode ficar para o início da madrugada de quarta-feira, pelo horário de Brasília.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host