UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

13/04/2007 - 17h54

Bovespa sobe 1,2% e bate recorde aos 47.926 pontos

Por Cláudia Pires

SÃO PAULO (Reuters) - A Bolsa de Valores de São Paulo recuperou o fôlego com força na tarde desta sexta-feira, depois de uma ligeira queda pela manhã, e encerrou mais uma pregão em alta, renovando recordes de fechamento e intradia.

O Ibovespa fechou com alta de 1,22 por cento, aos 47.926 pontos, maior pontuação histórica no fechamento. O volume negociado foi de 3,7 bilhões de reais. A bolsa também renovou seu recorde intradia, atingindo pico de 47.967 pontos.

Para Carlos Alberto Ribeiro, diretor da Novação Distribuidora, o desempenho positivo da bolsa foi uma surpresa. "Esperávamos um dia de realização de lucros, até porque temos vencimento de opções na segunda-feira", afirmou. "Se houve uma tentativa de realização, o mercado suportou bem, o que é muito positivo", acrescentou.

O mercado brasileiro encerrou a semana em alta acompanhando os mercados internacionais. Na Europa, os principais índices fecharam em alta impulsionados pelas ações de empresas de petróleo e do setor farmacêutico, além de especulações sobre fusões e aquisições.

Em Nova York, o índice Dow Jones também registrou alta, apesar de o índice de confiança do consumidor norte-americano, divulgado mais cedo, ter caído em abril para o menor nível em oito meses.

Pela manhã, o índice de preços ao produtor dos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) acalmou a preocupação dos investidores com a inflação, que voltou à tona depois que a ata do Federal Reserve indicou a possível necessidade de mais aumentos do juro.

As ações da Petrobras contribuíram bastante para o resultado positivo do pregão nesta sexta-feira. As ações da empresa subiram 2,16 por cento, cotadas a 47,71 reais. A empresa movimentou mais de 630 milhões de reais.

A Companhia Vale do Rio teve alta de 0,53 por cento, fechando a 69,78 reais. Outra que teve destaque no dia foi a Usiminas com alta de 4,75 por cento, cotadas a 94,90 reais.

Entre as papéis mais valorizados, a maior alta foi das ações ordinárias da Telemar, que subiram 5,03 por cento, cotadas a 70,40 reais. Os papéis das empresas de telecomunicações estão entre os mais valorizados nesta semana, com as notícias de reestruturação de empresas e possibilidade de consolidação do setor.

INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

O balanço da negociação dos investidores estrangeiros na Bovespa nos dez primeiros dias do mês de abril alcançou saldo positivo de 610,2 milhões de reais, segundo dados divulgados pela Bovespa nesta sexta-feira.

O saldo positivo foi resultado de compras no valor de 7,3 bilhões de reais em ações e de vendas de 6,7 bilhões de reais.

No acumulado do ano, o saldo de investimentos estrangeiros na Bovespa está positivo e já se aproxima de 1 bilhão de reais (912,5 milhões de reais).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host