UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/05/2007 - 18h07

PANORAMA2-Dólar cai com BC mais ameno e Bovespa realiza lucros

Por Daniela Machado

SÃO PAULO, 7 de maio (Reuters) - Com uma atuação mais amena do Banco Central, o dólar voltou a rondar o patamar mais baixo em seis anos nesta segunda-feira, enquanto a Bovespa realizou parte do lucro conquistado com o rali que a fez superar 50 mil pontos.

A abertura da semana trouxe poucas novidades ao mercado, que aguarda importantes definições de juro pelo mundo nos próximos dias.

O balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostrou que 20 por cento dos recursos previstos no Orçamento para este ano foram empenhados pelo governo até agora, mas não provocou reação de investidores.

O dólar caiu pelo mundo pelo receio de que a lentidão da economia norte-americana possa convencer o Federal Reserve a cortar o juro em algum momento.

Ainda assim, investidores evitaram apostas mais ousadas antes da reunião do Fed que acontece nesta quarta-feira. A estimativa é de manutenção do juro em 5,25 por cento ao ano desta vez, mas alguns no mercado acham que o banco central dos Estados Unidos poderia apimentar seu comunicado pós-decisão com sinais sobre o futuro.

"Nós provavelmente vamos ser lembrados pelo Fed de que o juro norte-americano pode cair, enquanto na Europa estão em caminho de alta", afirmou David Watt, estrategista do RBC Capital Markets, em Toronto.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra definem o rumo do juro.

Em Wall Street, a oferta da produtora norte-americana de alumínio Alcoa <AA.N> pela rival canadense Alcan <AL.TO> ajudou o índice industrial Dow Jones <.DJI> a registrar o quinto fechamento recorde seguido.

Veja como encerraram os principais mercados nesta segunda-feira:

CÂMBIO <BRBY>

O dólar fechou a 2,021 reais, em queda de 0,64 por cento no dia. O Banco Central comprou dólares no mercado à vista mas, pelo segundo dia, não fez oferta de swap cambial reverso.

BOLSA <.BVSP>

O índice Bovespa encerrou em baixa de 0,62 por cento, aos 50.281 pontos. O volume financeiro foi de 2,8 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20>

O índice de principais ADRs brasileiros caiu 0,11 por cento, para 25.582 pontos.

JUROS <0#2DIJ:>

A maioria das projeções de juros encerrou em leve alta na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O contrato de depósito interfinanceiro (DI) janeiro de 2008 subiu a 11,48 por cento.

GLOBAL 40 <BRAGLB40=RR>

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, subia para 135,750 por cento do valor de face no final da tarde, e oferecia rendimento de 5,55 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ>

No final da tarde, o risco Brasil caia 1 ponto, a 156 pontos-básicos. O EMBI+ estava em 166 pontos-básicos.

TREASURIES DE 10 ANOS <US10YT=RR>

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, subia levemente e o rendimento caía para 4,63 por cento, ante 4,64 por cento na sexta-feira.

(Reportagem adicional de Angela Bittencourt, Silvio Cascione, Juliana Siqueira e Pedro Nicolaci da Costa)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host