UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/05/2007 - 15h26

SEC acusa casal de Hong Kong por negócios com ações da Dow Jones

Por Martha Graybow

NOVA YORK, 8 de maio (Reuters) - Órgãos reguladores dos Estados Unidos acusaram nesta terça-feira um casal de Hong Kong de usar informação privilegiada para comprar ações da Dow Jones & Co. Inc. <DJ.N> antes da oferta de aquisição de 5 bilhões de dólares da News Corp. <NWSa.N>.

A Securities and Exchange Commission (SEC) afirmou que Kan King Wong e Charlotte Ka On Wong Leung "envolveram-se em uma ampla e ilegal atividade de negociação" que os colocou em posição de obter um lucro de 8,1 milhões de dólares com ações da Dow Jones.

A SEC e o procurador-geral do Estado de Nova York têm investigado negociações incomuns com papéis e opções da Dow Jones antes da oferta de compra anunciada em 1o de maio.

Uma ação civil entregue pela SEC no tribunal federal de Manhattan acusou o casal de Hong Kong de comprar 415 mil ações da Dow Jones de 13 de abril a 30 de abril "enquanto em posse de material e informações que não eram públicos" sobre a iminente oferta da News Corp.

A SEC não especificou como acredita que o casal ficou sabendo da proposta.

Uma porta-voz da Dow Jones afirmou que a companhia não tem conhecimento de qualquer conexão entre o casal de Hong Kong e a Dow Jones na ocasião. Porta-voz da News Corp. não estava disponível para comentários.

As ações da Dow Jones fecharam a 36,33 dólares no dia anterior à divulgação da notícia de oferta de 60 dólares por ação pelo editor do Wall Street Journal.

A SEC afirmou que em 4 de maio, após a ação da Dow Jones ter subido além de 55 dólares por ação, depois a divulgação da notícia da oferta, Kan King Wong deu ordem para vender todas as 415 mil ações detidas pelo casal em conta do Merrill Lynch em Hong Kong.

Os advogados dos acusados não puderam ser encontrados. Segundo o endereço do casal listado na ação movida pela SEC, eles moram em bairro de alto padrão em Hong Kong.

(Reportagem adicional de Robert Macmillan em Nova York)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host