UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/05/2007 - 18h49

Compra da Swift tem peso negativo sobre rating da JBS

SÃO PAULO, 29 de maio (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's colocou a nota atribuída à empresa de carnes JBS-Friboi <JBSS3.SA> em revisão para possível rebaixamento, após o anúncio de aquisição da norte-americana Swift em uma operação de 1,4 bilhão de dólares.

Antes, a revisão era para possível "upgrade" por conta da decisão da empresa de usar parcela significativa do que foi obtido na abertura de capital para a redução da dívida.

"Mas a magnitude da transação com a Swift e os riscos associados pressionam o atual rating 'B1' da JBS", apontou a Moody's em comunicado.

Embora reconheça que a aquisição da Swift esteja sendo feita nesta fase pela holding J&F, a Moody's alertou que pode ter que consolidar as operações da controladora e da subsidiária para propósitos de análise.

"Se sentirmos que o fluxo de caixa da JBS pode ser usado para sustentar as operações da Swift em caso de dificuldades financeiras e/ou acreditarmos que a JBS vai eventualmente acabar detendo fatia majoritária da Swift, provavelmente nós vamos consolidar as entidades", afirmou Soummo Mukherjee, analista da Moody's.

Entre os fatores que serão monitorados pela Moody's está a exata estrutura financeira da transação e quanto ela pode influenciar os negócios.

A agência de risco Standard & Poor's também vai acompanhar a operação e colocou o rating "B+" da JBS em observação com implicações negativas.

"A observação indica que nós poderemos reduzir ou afirmar os ratings da JBS após a conclusão da compra, dependendo do aumento da alavancagem financeira e do risco financeiro combinado", disse Vivian Zietemann, analista da S&P .

Conforme anúncio nesta terça-feira, o grupo JBS-Friboi pagará 225 milhões de dólares em dinheiro pelas ações da Swift, atualmente nas mãos da HM Capital, e assumirá 1,2 bilhão de dólares em dívidas e despesas relacionadas à transação.

A compra eleva o grupo JBS ao patamar de maior produtor mundial em capacidade de abate, com potencial para 47,1 mil cabeças de gado por dia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host