UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/06/2007 - 18h54

Ofertas de ações atingem R$26,5 bi em 2007 e janela continua

SÃO PAULO (Reuters) - As empresas brasileiras captaram 26,5 bilhões de reais este ano com ofertas de ações, beneficiadas pelas boas perspectivas para o mercado acionário e pelo forte interesse de investidores estrangeiros. E a expectativa de analistas é de que a janela continue aberta no resto de 2007.

Ao todo 36 empresas fizeram ofertas na Bovespa, com destaque para o setor imobiliário e para bancos de porte médio. Desse total, 31 foram ofertas públicas iniciais (IPOs).

"Acredito que este fluxo forte de aberturas de capital irá continuar no próximo semestre", disse esta semana Júlio Ziegelmann, diretor da Itaú Corretora, em conversa com jornalistas.

"A grande maioria dos IPOs destes últimos anos teve uma performance superior ao Ibovespa, contudo uma análise criteriosa caso a caso é necessária", complementou.

Os investidores estrangeiros têm sido os grandes compradores dessas ofertas, com participação de 73,5 por cento.

Enquanto o Ibovespa subiu cerca de 22 por cento este ano, papéis novatos na bolsa paulista como Rodobens e PDG Realty avançaram 34,6 por cento e 50 por cento, respectivamente.

No ano passado 42 empresas fizeram ofertas, das quais 26 foram ofertas públicas iniciais, que totalizaram pouco mais de 31 bilhões de reais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host